A Via Faisqueira é mais uma vez alvo de reclamações em Pouso Alegre. Motoristas e motociclistas estão indignados com o congestionamento que estão tendo que enfrentar no local, inaugurado há pouco tempo e já em obras novamente.
A situação estava complicada nesta quarta-feira (06/12), no fim da tarde. Muitos vídeos foram enviados ao Terra do Mandu, com congestionamento na Via Faisqueira e nas vias de ligação à ela. Já na manhã desta quinta-feira (07/12) mais trânsito e reclamações pela manhã.
O congestionamento está acontecendo porque há obras de correções sendo realizadas na Via Faisqueira. Segundo a administração, “em dois pontos distintos a Prefeitura averiguou falhas e a empresa responsável foi notificada para fazer as devidas correções”.
A Via Faisqueira foi aberta em julho deste ano e se tornou a principal alternativa de acesso da região do bairro Faisqueira à BR-459 e Avenida Perimetral, para poder atender a uma população de mais de 35 mil pessoas. Ela tem 2,3 km de pista dupla.
Esses moradores enfrentavam grandes congestionamentos, principalmente em horários de pico e dias de chuvas, para atravessar a única via de acesso do bairro até então, que era a Rua Antônio Scodeler. O trânsito na Via Faisqueira refletiu até na Antônio Scodeler nesta manhã de quinta-feira.
Veja essa reportagem de 2020, do Terra do Mandu, que mostra a situação de quando havia apenas a Antônio Scodeler para entrar e sair do Faisqueira:
Lembrando que o contrato para início da construção da Avenida Faisqueira foi assinado em julho de 2020 com a empresa Duro na Queda. O edital previa investimento de R$ 29 milhões, sendo R$ 18 milhões pela Caixa e o restante pelo município. Mas, o investimento total da obra beirou os R$ 40 milhões.
“A Avenida Faisqueira, conforme o projeto, terá as seguintes características: extensão total da via: 2.393,71 m; largura: 32,20 m; largura da ciclovia: 3,00 m (1,5 m por sentido); largura do acostamento: 2,00 m por sentido; largura dos dispositivos de drenagem (sarjeta): 0,5 m por sentido; largura do passeio: 2,00 m por sentido; largura da faixa verde (faixa de implantação de árvores e iluminação pública): 1,00 m por sentido. largura do canteiro central: 3,00 m; largura do leito carroçável: 2 faixas de 3,50 m por sentido; velocidade diretriz: 60 km/h; raio mínimo de curvatura horizontal: 300,00 mm; investimento: R$ 20 milhões”, este foi o descrito pela prefeitura na assinatura do contrato da obra.