Após oficializar Gustavo Brancão como novo treinador, o Pouso Alegre anunciou, nesta terça-feira (05/12), Alex Joaquim como novo gerente de futebol. O profissional tem história no futebol do Sul de Minas e é conhecedor do esporte no estado.
Alex trabalhou por 16 anos na Caldense, onde foi campeão Mineiro em 2002 e três vezes campeão do interior (2002, 2004 e 2015). Este ano estava trabalhando no Poços de Caldas, o Vulcão, como vice-presidente.
Aos 43 anos, acumula passagens ainda por Ituano, URT e Uberaba. Ele já está na cidade e, ao lado do técnico Gustavo Brancão, já trabalha na montagem do elenco para a disputa do Campeonato Mineiro, previsto para começar em 24 de janeiro de 2024.
Além do estadual, o time vai disputar também, na próxima temporada, a Série D do Campeonato Brasileiro. Segundo a diretoria do Pousão, os demais membros da comissão técnica serão anunciados em breve.
Leia também: Pouso Alegre cita conversa com empresa, mas nega acordo fechado sobre SAF
Mineiro começa em janeiro
O Campeonato Mineiro de 2024 está previsto para começar no dia 24 de janeiro, com término no dia 6 de abril, e seguirá nos mesmos moldes de 2023. Ao todo, 12 times disputam a competição.
O Pouso Alegre está no Grupo B, ao lado de Atlético-MG (cabeça de chave), Uberlândia (vice-campeão do Módulo II) e Villa Nova (que também estará na Série D de 2024, junto do Pousão). Veja os demais:
Na primeira fase do campeonato, os times enfrentam as equipes dos outros grupos, com cada um realizando oito jogos cada um (quatro em casa e quatro fora). O primeiro de cada uma das chaves e o segundo melhor colocado dos três grupos passam à semifinal.
A equipe que tiver melhor campanha vai mandar o jogo de volta. O time de melhor campanha terá vantagem na semifinal, além de ser o mandante do segundo jogo da fase decisiva.
Como nesta temporada, um triangular com as três equipes de piores campanhas na fase de grupos será disputado para definir dois rebaixados para o Módulo II do Mineiro de 2025. Já os times entre o 5º e 8º lugar na classificação geral participam do Troféu Inconfidência.
Durante toda a competição o VAR estará à disposição nos jogos. Vale lembrar também que os clássicos entre Coelho, Galo e Raposa terão os mandos de campo invertidos na comparação com o torneio em 2023.
Os critérios de desempate são: número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e sorteio, nesta ordem.