Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Pouso Alegre anuncia treinador Gustavo Brancão para temporada 2024

Foto: Divulgação PAFC

O Pouso Alegre F.C. anunciou Gustavo Brancão como treinador para a temporada 2024, quando o time vai disputar o Módulo I do Campeonato Mineiro e a Série D do Campeonato Brasileiro. O estadual, inclusive, começa em janeiro.

O anúncio da contratação aconteceu por meio das redes sociais, nesta segunda-feira (04/12). Em 2020, Brancão foi o auxiliar-técnico de Ito Roque no título do Módulo II do Mineiro, que levou a equipe à elite do futebol mineiro.

Treinador desde 2007, Gustavo Brancão possui as licenças A e B da CBF. Ele trabalhou em vários times do Estado de Minas, como Guarani, Nacional, Itabirito, Athletic, Mamoré e Patrocinense.

O treinador, que no currículo tem nove acessos de divisão e sete títulos, chega junto com auxiliar Raphael Cabral. Segundo a diretoria do Pousão, os demais membros da comissão técnica serão anunciados em breve.

Leia também: Pouso Alegre cita conversa com empresa, mas nega acordo fechado sobre SAF

Treinador se despede do Guarani

Gustavo Brancão se despediu há uma semana do Guarani de Divinópolis/MG, equipe que estava treinando desde junho de 2023. Ele comandou a equipe na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, caindo para o Mamoré na semifinal.

Natural de Divinópolis, Gustavo Brancão foi auxiliar técnico da equipe profissional Guarani-MG antes de seguir na carreira de treinador e comandou a categoria de base do clube.

Após a despedida, o treinador usou as redes sociais para agradecer ao clube e aos torcedores. “Infelizmente, não foi da maneira que gostaríamos, mas nos entregamos, trabalhamos arduamente nestes cinco meses, praticamente 24 horas por dia para que conquistássemos o acesso, e foi por um minuto. Por um fio. Todos os envolvidos no projeto se entregaram ao máximo. Deram a vida. Mas o futebol é detalhe, por mínimo que ele seja, mas é o detalhe”, escreveu ele. Veja:

Mineiro começa em janeiro

O Campeonato Mineiro de 2024 está previsto para começar no dia 24 de janeiro, com término no dia 6 de abril, e seguirá nos mesmos moldes de 2023. Ao todo, 12 times disputam a competição.

O Pouso Alegre está no Grupo B, ao lado de Atlético-MG (cabeça de chave), Uberlândia (vice-campeão do Módulo II) e Villa Nova (que também estará na Série D de 2024, junto do Pousão). Veja os demais:

Na primeira fase do campeonato, os times enfrentam as equipes dos outros grupos, com cada um realizando oito jogos cada um (quatro em casa e quatro fora). O primeiro de cada uma das chaves e o segundo melhor colocado dos três grupos passam à semifinal.

A equipe que tiver melhor campanha vai mandar o jogo de volta. O time de melhor campanha terá vantagem na semifinal, além de ser o mandante do segundo jogo da fase decisiva.

Como nesta temporada, um triangular com as três equipes de piores campanhas na fase de grupos será disputado para definir dois rebaixados para o Módulo II do Mineiro de 2025. Já os times entre o 5º e 8º lugar na classificação geral participam do Troféu Inconfidência.

Durante toda a competição o VAR estará à disposição nos jogos. Vale lembrar também que os clássicos entre Coelho, Galo e Raposa terão os mandos de campo invertidos na comparação com o torneio em 2023.

Os critérios de desempate são: número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e sorteio, nesta ordem.