Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Veja como ficará o Horto Florestal de Pouso Alegre após revitalização

A prefeitura de Pouso Alegre anunciou mais de R$ 6 milhões em investimentos no Parque Natural Municipal, conhecido como Horto Florestal. A informação foi repassada durante evento no Teatro Municipal que também marcou o lançamento da nova marca da administração ‘Gente que Realiza’.

Segundo a prefeitura, o projeto irá atualizar, ampliar, adequar e modernizar os espaços existentes no horto. Haverá ainda a criação de um restaurante, a reestruturação do orquidário, trilha ecológica, quadras de areia, quiosques no entorno do lago, uma praça de atividades, academia, playground e um centro educacional ambiental.

“A Prefeitura de Pouso Alegre irá realizar três grandes projetos visando beneficiar toda a população e um deles é a revitalização do Parque Natural Municipal, mais conhecido como Horto Florestal de Pouso Alegre, tendo em vista que a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade que deve ser compartilhada por todos”, disse a administração, em nota enviada à imprensa.

Além disso, a prefeitura informou que o espaço irá oferecer mais informações aos visitantes com uma comunicação visual mais dinâmica e aumentar as áreas de convívio. O Horto é um espaço que recebe críticas da população, que diz que o parque está “abandonado” e “sem atrações”.

“Estamos sempre investindo pensando em criar um ambiente com melhor qualidade para nossa população e para os visitantes, e nosso Horto Florestal é um dos projetos essenciais para que tenhamos um olhar mais sustentável, um maior equilíbrio do ecossistema e cuidado com os recursos naturais que nos rodeiam. Vamos oferecer uma experiência enriquecedora, um contato melhor com a natureza e promover a conscientização ecológica e preservação da biodiversidade e natureza”, enfatiza o Prefeito Cel Dimas.

O Horto Florestal abrange mais de 204 hectares e fica localizado próximo a fragmentos de Mata Atlântica, totalizando mais 500 hectares, sendo rodeado por 94 fragmentos florestais que recobrem a Serra de Santo Antônio, na qual está inserido o parque.

Nessa região também vive o sagui da serra escuro, uma espécie ameaçada de extinção e que se tornou o símbolo do projeto para o local, além de inúmeras outras espécies protegidas por lei da flora e fauna.

O Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, que também é chefe de gabinete da prefeitura de Pouso Alegre, Renato Garcia, falou com a equipe do Terra do Mandu e deu detalhes dos prazos da obra.

Horto Florestal – Parque Municipal Natural de Pouso Alegre / Foto: Divulgação

Horto Florestal – Parque Municipal Natural de Pouso Alegre / Foto: Divulgação