A Federação Mineira de Futebol (FMF) sorteou, nesta terça-feira (28/11), os grupos da primeira fase do Campeonato Mineiro de 2024. O campeonato está previsto para começar no dia 24 de janeiro, com término no dia 6 de abril, e seguirá nos mesmos moldes de 2023.
Em 2023, Caldense e Democrata de Sete Lagoas caíram para o Módulo II, enquanto Uberlândia e Itabirito conseguiram o acesso para a elite estadual. O Pouso Alegre chegou a se classificar para o Troféu Inconfidência, mas não conseguiu o título.
Acontecendo agora no Mineirão o Conselho Técnico do Campeonato Mineiro Sicoob 2024
Fique ligado nas nossas redes para mais atualizações. pic.twitter.com/qHmQojyUFR
— Federação Mineira de Futebol (@FMF_Oficial) November 28, 2023
Divisão dos grupos
Ao todo, 12 times disputam a competição. O Pouso Alegre está no Grupo B, ao lado de Atlético-MG (cabeça de chave), Uberlândia (vice-campeão do Módulo II) e Villa Nova (que também estará na Série D de 2024, junto do Pousão).
Já o Grupo A é formado pelo Cruzeiro (cabeça de chave), Tombense (que caiu da Série B para Série C do Brasileiro em 2023), Ipatinga e o estreante Itabirito (campeão do Módulo II deste ano).
E o Grupo C tem o América-MG como cabeça de chave, além do Athletic de São João del Rei, o Democrata-GV e o Patrocinense. O sorteio dos grupos aconteceu no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.
Fórmula da disputa
Na primeira fase do campeonato, os times enfrentam as equipes dos outros grupos, com cada um realizando oito jogos cada um (quatro em casa e quatro fora). O primeiro de cada uma das chaves e o segundo melhor colocado dos três grupos passam à semifinal.
A equipe que tiver melhor campanha vai mandar o jogo de volta. O time de melhor campanha terá vantagem na semifinal, além de ser o mandante do segundo jogo da fase decisiva.
Como nesta temporada, um triangular com as três equipes de piores campanhas na fase de grupos será disputado para definir dois rebaixados para o Módulo II do Mineiro de 2025. Já os times entre o 5º e 8º lugar na classificação geral participam do Troféu Inconfidência.
Durante toda a competição o VAR estará à disposição nos jogos. Vale lembrar também que os clássicos entre Coelho, Galo e Raposa terão os mandos de campo invertidos na comparação com o torneio em 2023.
Os critérios de desempate são: número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e sorteio, nesta ordem.
Fundo de investimento
A principal novidade da FMF para o próximo Estadual é a criação de um fundo de investimento no valor de R$ 1 milhão, que ajudará aos clubes a custearem melhorias nos estádio com alvo nos gramados, vestiários, iluminação e arquibancadas.
A divisão desse dinheiro do fundo de investimento será de acordo com a avaliação feita pelos clubes visitantes ao término da primeira fase. Os clubes mais bem avaliados receberão um valor maior do que aqueles que forem piores avaliados.