Temporal neste domingo (26/11) alagou ruas e casas no bairro São Judas Tadeu, em Pouso Alegre. Um ribeirão que passa pelo bairro transbordou. Moradores registraram imagens da enxurrada que invadiu as casas.
Essa situação se repete a cada tempestade ou chuva intensa. Moradores relatam que muitos perdem móveis, colchões, roupas e documentos.
Sem ter para onde se mudar, muitos revivem o problema quando a enxurrada invade os imóveis. Após o alagamento é comum ver móveis que estragaram serem deixados pelos moradores nas ruas.
“Olha a situação do bairro com essa chuva forte. O ribeirão que a prefeitura tem que arrumar a manilha, até hoje não foi arrumado. Vazou e com isso entra água na casa das pessoas. Serviço que a prefeitura tem que fazer”, fala a moradora Luciane Maciel. Ela gravou vídeos que mostram o problema e enviou para o Terra do Mandu.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura. Em nota, a prefeitura disse que a Defesa Civil não foi acionada e que soube do fato apenas por vídeos publicados em redes sociais.
Segundo a prefeitura, o bairro é um loteamento clandestino que está em processo de regularização fundiária. Um projeto de drenagem pluvial está em andamento e a prefeitura vai construir “galerias para captar as águas pluviais”.
Moradores podem acionar as autoridades em caso de problemas decorrentes de chuvas e emergências. Os contatos são Defesa Civil (35) 3449-4317 e 199, Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e Polícia Militar no telefone 190. “A prefeitura vem trabalhando de forma incansável para corrigir problemas estruturais de nosso município.”