Um levantamento divulgado na última semana apontou que nove municípios da região de Pouso Alegre estão sem registros de crimes violentos em 2023, como roubo, homicídio e estupro. No total são 99 municípios na lista.
Os dados foram divulgados no último dia 16 de novembro, pelo Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A líder do ranking é Serranos, que fica a quase 200 km de distância de Pouso Alegre e está sem crimes violentos desde fevereiro de 2016.
Pouso Alegre não apareceu no ranking. As cidades da região que estão na lista, são: Sapucaí Mirim, Tocos do Moji, Toledo, Wenceslau Braz, Inconfidentes, Gonçalves, São José do Alegre, Cristina e Delfim Moreira. As duas últimas também não registraram crimes violentos em 2022.
Vale destacar que os dados são de janeiro a outubro deste ano, por isso Silvianópolis também aparece na lista. Mas, há um caso sendo investigado, que pode tirar a cidade da lista de não registro de crimes em 2023: uma jovem de 19 anos, encontrada morta parcialmente carbonizada e com indícios de ter sido estuprada. O crime foi dia 10 de novembro.
A metodologia da Sejusp considera criminalidade violenta a soma dos registros de 13 naturezas criminais: homicídio tentado e consumado, roubo tentado e consumado, estupro tentado e consumado, estupro de vulnerável tentado e consumado, extorsão tentada e consumada, extorsão mediante sequestro consumada e sequestro e cárcere privado tentado e consumado.
Dados acompanhados pela Sejusp
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública monitora e publica mensalmente, na página Dados Abertos de seu site, os índices de criminalidade de Serranos e de todos os 853 municípios mineiros.
O levantamento divulgado nesta quinta-feira mostra que, em todo o estado, a criminalidade violenta reduziu 14,6%, entre janeiro e outubro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Minas registrou 26.251 ocorrências em 2023, contra 30.737 em 2022 (janeiro a outubro).
Além dos 13 crimes violentos acompanhados, outros dados também são divulgados todos os meses, como os números de furto e lesão corporal, o Painel de Crimes com Causa Presumida LGBTQIA+Fobia, as estatísticas de violência doméstica e familiar contra a mulher e vítimas de feminicídio, entre outros.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, explica que, em breve, novos bancos de dados também estarão disponíveis para consulta da população.
“A transparência é uma premissa importantíssima para nossa gestão e estamos trabalhando para ampliar cada vez mais o leque de dados divulgados todos os meses. As estatísticas permitem uma análise mais clara da criminalidade em todo o estado e com base nisso conseguimos traçar, de forma integrada com as demais forças de segurança, as melhores estratégias para aumentar a segurança de toda a nossa população”, afirmou.
O secretário ressalta ainda que o índice zero de criminalidade nos 99 municípios é motivo de orgulho para a Sejusp. “Mas queremos, e vamos, melhorar ainda mais esse ranking”, completou.