A Polícia Rodoviária Federal resgatou 141 pássaros silvestres durante fiscalização na BR 354, em Pouso Alto. As gaiolas com os pássaros estavam dentro de um Ford KA. O motorista de 59 anos foi preso.
O carro com placas de Nova Iguaçu (RJ) foi abordado no km 744, no último domingo (19/11). Policiais encontraram gaiolas de transporte e redes. Segundo a PRF, o espaço para as aves era muito reduzido.
Os pássaros são trinca-ferros, aves silvestres são típicas da Mata Atlântica. Elas são encontradas no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, além da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
O motorista disse que venderia os pássaros em um feira, em Duque de Caxias (RJ). Ele tinha passagens por vários crimes e mandado de prisão em aberto, que foi expedido pelo Juizado Especial de São Lourenço (MG).
Esse homem foi preso pelo crime de matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre, conforme o artigo 29 da Lei 9.605/98. A PRF disse que ele é recorrente nesse crime.
Ele foi levado para a Delegacia Regional de São Lourenço. Os pássaros resgatados foram entregues à Polícia Ambiental de Itamonte (MG).