Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Acusado de matar ex-vereador de Borda da Mata é condenado a 14 anos de prisão

Nilsinho, ex-vereador de Borda da Mata, morto a tiros. Foto: reprodução/arquivo

O empresário Jenivaldo Patrício do Nascimento, acusado de matar ex-vereador de Borda da Mata, Nilson Pereira de Toledo, foi condenado a 14 anos de prisão, em novo julgamento do caso, ocorrido nesta segunda-feira (20/11), no Fórum de Pouso Alegre. Cabe recurso em liberdade.

No primeiro julgamento do caso, em março de 2022, o empresário foi absolvido por falta de provas. O Ministério Público recorreu e pediu novo júri, realizado ontem. A defesa do empresário, feita pelo advogado Valdomiro Vieira, informou ao Terra do Mandu que vai entrar com recurso, pedindo a anulação do júri desta segunda e, consequentemente, da sentença proferida.

“O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, estranhamente, contrariando a previsão constitucional que a decisão do júri é soberana, entendeu de anular o primeiro julgamento e submeter o acusado a um novo julgamento. Um novo conselho de sentença (novos jurados) entendeu pela condenação do acusado. A defesa já está trabalhando no recurso. O acusado responderá em liberdade, como vem em liberdade durante todo o processo. E a defesa acredita que, pelas mesmas razões o TJMG anulou o julgamento anterior, deverá adotar procedimento nesse recurso e o acusado será submetido a um terceiro julgamento. É isso que espera a defesa”, afirma o advogado Valdomiro Vieira.

Relembre o crime

O crime aconteceu no centro da cidade de Estiva, no Sul de MG, em à prefeitura, no dia 09 de junho de 2017. Por volta das 10h daquele dia, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Borda da Mata, que também foi candidato a prefeito no município, Nilson Pereira de Toledo, conhecido como Nilsinho, de 59 anos, foi morto com dois disparos de arma de fogo, calibre 38.

O suspeito, Jenivaldo Patrício do Nascimento, à época com 39 anos. O crime teria tido motivação passional, uma vez que o empresário teria descoberto um relacionamento da vítima com sua esposa.

Nilsinho Toledo tinha ido até a cidade levar um amigo de Borda da Mata para uma reunião na prefeitura. O autor do crime teria seguido Nilsinho de Borda da Mata até Estiva.

Segundo informações da polícia, a vítima já tinha registrado dois boletins de ocorrência de ameaças que vinha sofrendo. Mas, não foi informado se essas ameaças partiram do suspeito preso.

Corpo de Nilsinho Toledo é levada da Câmara Municipal para o cemitério de Borda da Mata. Foto: Arquivo/Terra do Mandu