Satélites são lançados no céu do Sul de Minas em etapa da OBSAT
Inatel sedia etapa regional da Olímpiada Brasileira de Satélites até esta sexta-feira (17/11), em Santa Rita do Sapucaí.
Nayara Andery / 17 novembro 2023Inatel sedia etapa regional da Olímpiada Brasileira de Satélites até esta sexta-feira (17/11), em Santa Rita do Sapucaí.
Nayara Andery / 17 novembro 2023Satélites produzidos por estudantes de Minas Gerais e São Paulo são lançados no céu do Sul de Minas, nesta sexta-feira (17/11). É a etapa regional da Olímpiada Brasileira de Satélites (OBSAT), que acontece em Santa Rita do Sapucaí.
Estudantes de 12 equipes lançaram os satélites dentro de balões de gás hélio. O evento acontece no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), desde quinta-feira (16/11)
Balões com satélites sobrevoaram a região, até Maria da Fé. O Inatel tem duas equipes participantes.
A OBSAT é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ela difunde a cultura aeroespacial para estudantes e professores do Ensino Fundamental à graduação e ensino profissionalizante.
Essa é a segunda edição da olímpiada. Na OBSAT os estudantes produzem satélites de pequeno porte. Cada equipe escolhe um tema, que pode futuramente ser aplicado em benefício da sociedade.
Oferecer mapeamento de queimadas em áreas remotas é a proposta de um dos satélites de alunos do Inatel. Diego Coutinho, líder das equipes, conta que a etapa regional permite colocar os satélites a mais de 20 metros de altura.
“Ao voar os satélites captam dados, que podem ser utilizados seja para mapeamento ou demais projetos.” As equipes classificadas serão inscritas para a fase nacional.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu