Pouso Alegre

APAC de Pouso Alegre faz 20 anos com quase 2 mil homens recuperados

Associação de Proteção e Assistência aos Condenados recebeu homenagem na Câmara Municipal, durante sessão especial.

Magson Gomes / 17 novembro 2023

Placa de homenagem entregue ao diretor-presidente da APAC, Ildefonso Tadeu Rodrigues, e ao ex-juiz da vara criminal que apoiou a instalação da unidade em Pouso Alegre, Sérgio Franco de Oliveira Júnior. Foto: Ascom CMPA

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Pouso Alegre completou 20 anos de instalada na cidade. Uma sessão especial na Câmara de Vereadores prestou uma homenagem pelos serviços desenvolvidos nessas duas décadas, pela recuperação de presos que tinham sido condenados pela justiça.

De acordo com o atual gerente geral da unidade, Valdeci da Silva, cerca de 2 mil homens já passaram pela APAC de Pouso Alegre, desses, uma média de 90% se recuperaram, voltando a ser inserido na sociedade, longe da criminalidade.

A APAC começou a funcionar em um imóvel próximo à antiga rinha e hoje tem sede própria, no bairro Anhumas, zona rural de Pouso Alegre, sentido Borda da Mata. Atualmente, 200 presos condenados estão na unidade. Eles são chamados de recuperandos.

Na APAC, a rotina inclui diversos trabalhos profissionalizantes. Desde artesanato, padaria, cozinha, oficina mecânica, serviços para indústrias instaladas na cidade.

Na padaria da APAC trabalham 22 recuperandos. A parte de panificação atende empresas particulares e também órgãos públicos do município. A demanda é tão grande, que a entidade está finaliza um novo espaço para abrigar a cozinha e a salgaderia. VEJA REPORTAGEM ABAIXO GRAVADA PELO TERRA DO MANDU NO 1º SEMESTRE!

Já por Meio da laborterapia, os recuperandos do regime fechado participam da oficina de artesanato. Materiais como papel se transformam em cestos, pedaços de madeira abrigam pinturas, e das linhas de crochê surgem diferentes e coloridas toalhas de mesa. Parte desse artesanato é vendida pelos parentes dos recuperandos e contribuiu na renda das famílias. VEJA REPORTAGEM DO TERRA DO MANDU!

A APAC foi criada na década de 70 em São José dos Campos, São Paulo, pelo advogado, jornalista e escritor, Mário Ottoboni. De acordo com o gerente geral da unidade de Pouso Alegre, o índice de recuperação na APAC, chega a quase 90%.

Durante a sessão especial desta quinta-feira (16/11), uma placa de homenagem foi entregue ao diretor-presidente da APAC, Ildefonso Tadeu Rodrigues, juntamente com o ex-juiz da vara criminal que apoiou a instalação da unidade em Pouso Alegre, Sérgio Franco de Oliveira Júnior.

Também estiveram presentes na Sessão Especial autoridades e voluntários que fazem parte da história da APAC.

O presidente da Câmara, Vereador Leandro Morais (PSDB), comentou durante o evento sobre a parceria que a Casa mantém com a APAC, contribuindo para a divulgação dos trabalhos da instituição por meio do programa “Rede do Bem”, da TV Câmara e na aquisição dos produtos da padaria.

A realização da homenagem foi indicada pelo Vereador Oliveira Altair (União Brasil), em conjunto com o presidente Leandro.


Mais Lidas