Política

Vice-governador anuncia projetos para desenvolvimento em cinco cidades

Político cumpriu agenda em Maria da Fé, Cambuí, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço e Itajubá; veja o que foi anunciado em cada cidade

Iago Almeida / 01 novembro 2023
Vice-governador anuncia projetos para desenvolvimento em seis cidades

Vice-governador conheceu o pé de moleque de Piranguinho, saboroso alimento da rica gastronomia local / Foto: Prefeitura de Piranguinho

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, visitou recentemente cidades do Sul de Minas, cumprindo agenda em Maria da Fé, Cambuí, Santa Rita do Sapucaí, Piranguinho e Itajubá. Ele se reuniu com prefeitos, lideranças locais, empresários e servidores do Estado.

Visita em Maria da Fé

Em Maria da Fé, o vice-governador participou da entrega de certidões de regularização de propriedade do conjunto habitacional Vila da Felicidade. A ação vai assegurar a 40 famílias que residem no local a posse legal e definitiva dos imóveis, colocando fim a uma espera de quase dez anos.

A ação é do Governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), realizada em parceria com a Prefeitura Municipal. O vice-governador destacou que a entrega das certidões traz tranquilidade e segurança para as famílias e contribui para a valorização dos imóveis e para o desenvolvimento do município.

“Imagina o sofrimento e a angústia de uma família que está há nove anos pagando a prestação do imóvel sem, até então, possuir o registro. A entrega deste documento dá tranquilidade para essas pessoas e a segurança jurídica para que possam fazer o financiamento do imóvel, realizar a venda com tranquilidade e ter a certeza de que a casa vai ficar para os filhos. Então, a entrega significa o resgate da dignidade para essas famílias e também movimenta a economia local”, disse ele.

Com a entrega, as unidades habitacionais passam a ter situação regular, com as devidas averbações. O procedimento dá segurança jurídica para as famílias, já que a regularização permite que as transações, hoje realizadas na informalidade, ocorram dentro da legalidade, com as devidas garantias jurídicas e contratuais.

Exemplo de alívio para as famílias vem da empresária Luciana Aparecida Machado que, junto ao marido e os três filhos, mora no conjunto desde o início da entrega da unidade. Eles se mudaram da zona rural do município e hoje, além da casa, construíram no terreno uma mercearia que atende toda a comunidade da Vila Esperança.

“A certeza da posse da minha casa é o que eu mais esperava na vida. Este sempre foi o meu sonho. Eu sempre esperei pela chance de regularizar este imóvel e ela chegou hoje, com o recebimento da escritura” contou ela.

As entregas realizadas em Maria da Fé fazem parte do projeto que, até o momento, já regularizou 3.576 unidades habitacionais, em 78 municípios de todo estado. A expectativa é a de que, neste ano de 2023, sejam regularizadas ainda 2 mil unidades, que já tiveram documentos protocolados em cartório.

Produção de azeite da Serra da Mantiqueira

Ainda em Maria da Fé, o vice-governador Professor Mateus conheceu o processo de produção do azeite Fio de Ouro, que é uma das 90 marcas de azeite produzidas na Serra da Mantiqueira. Fundada há 15 anos, a empresa foi uma das primeiras a investir no cultivo de azeitona e na produção do azeite de oliva e de abacate no estado.

Hoje, além da produção do azeite, ela investe no turismo rural e oferece aos turistas que visitam a cidade um passeio guiado aos  olivais, fábrica e restaurante, onde é comercializado o produto.

A produção familiar contou, no início das suas atividades, com o apoio da Epamig, que disponibilizou toda a tecnologia e a capacidade técnica e de pesquisa presente no seu campo experimental de Maria da Fé, que é voltado especialmente para a olivicultura.

A região da Serra da Mantiqueira concentra grande parte da produção do azeite mineiro, que em 2022 conquistou safra recorde, quando 120 mil litros foram produzidos. A produção local também leva MG a ocupar o segundo lugar no ranking de produção do azeite do país, ficando atrás somente do Rio Grande do Sul.

Estima-se que a área plantada seja de 3 mil hectares, com 1,2 milhões de plantas. Na região ainda existem 35 agroindústrias de extração de azeite, sendo que quatro estão localizadas em Maria da Fé.

Visita em Piranguinho

Em Piranguinho, o vice-governador se encontrou com a prefeita Helena. A visita especial aconteceu na Estação de Piranguinho, onde Mateus Simões teve a oportunidade de explorar o rico patrimônio cultural da cidade.

Uma das principais atrações foi o Museu da cidade, que abriga uma vasta coleção de artefatos e documentos históricos, resgatando a rica história de Piranguinho. A Secretária de Educação e Cultura, Amélia, preparou a comitiva, um tradicional pé de moleque, proporcionando um saboroso exemplo da rica gastronomia local.

“A visita do vice-governador e sua comitiva deixou uma impressão duradoura na comunidade de Piranguinho, abrindo portas para uma maior colaboração entre o governo estadual e a administração local”, citou a prefeitura nas redes sociais.

Visita em Itajubá

Em visita à Itajubá,  o vice-governador autorizou a construção do trevo do Jardim das Colinas/Piedade, obra tão esperada pela cidade. O anúncio foi feito ao lado do Prefeito Christian Gonçalves, após autorização do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG).

“Ao longo de décadas vidas foram levadas na entrada da cidade e todos nós itajubenses transitamos por aquele local. Hoje na parte de infraestrutura essa é a obra mais importante de Itajubá”, disse o prefeito.

Para o vice-governador, um novo acesso à rodovia BR-459 facilitará o tráfego de veículos e vai melhorar a mobilidade urbana. “Nós temos 21 mil quilômetros de estradas asfaltadas em Minas Gerais e o Prefeito Christian me cobrou, com razão, uma solução para o Trevo do Jardim das Colinas. Faltava apenas um documento do Estado para que o trevo pudesse ser assumido e construído pela Prefeitura e, agora, tenho certeza que a Prefeitura vai conseguir evoluir com velocidade neste projeto que é tão importante para a cidade”, afirmou

O projeto foi aprovado a pedido da Prefeitura Municipal de Itajubá e passou por uma análise prévia feita pela 19ª URG – ITAJUBÁ. A autorização para a construção do Trevo do Jardim das Colinas foi emitida por meio do Termo de Aprovação 559/2023.

Visita em Santa Rita do Sapucaí

Em seguida, Mateus Simões esteve em Santa Rita do Sapucaí em visita às três novas unidades educacionais, que foram inauguradas no município neste último sábado (28/10).

Foram entregues à população, a Escola Parque Municipal Dionízio Barbosa Filho e o Centro Municipal de Educação Infantil Prefeito Jefferson Golçalves Mendes, ambos na Nova Cidade, e também, a CMEI Maria da Conceição Rennó Moreira no Jardim Beira Rio, totalizando aproximadamente 20 milhões de reais investidos na Educação.

Mais Lidas