Vice-governador anuncia projetos para desenvolvimento em cinco cidades
Político cumpriu agenda em Maria da Fé, Cambuí, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço e Itajubá; veja o que foi anunciado em cada cidade
Iago Almeida / 01 novembro 2023Político cumpriu agenda em Maria da Fé, Cambuí, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço e Itajubá; veja o que foi anunciado em cada cidade
Iago Almeida / 01 novembro 2023O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, visitou recentemente cidades do Sul de Minas, cumprindo agenda em Maria da Fé, Cambuí, Santa Rita do Sapucaí, Piranguinho e Itajubá. Ele se reuniu com prefeitos, lideranças locais, empresários e servidores do Estado.
Em Maria da Fé, o vice-governador participou da entrega de certidões de regularização de propriedade do conjunto habitacional Vila da Felicidade. A ação vai assegurar a 40 famílias que residem no local a posse legal e definitiva dos imóveis, colocando fim a uma espera de quase dez anos.
A ação é do Governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), realizada em parceria com a Prefeitura Municipal. O vice-governador destacou que a entrega das certidões traz tranquilidade e segurança para as famílias e contribui para a valorização dos imóveis e para o desenvolvimento do município.
“Imagina o sofrimento e a angústia de uma família que está há nove anos pagando a prestação do imóvel sem, até então, possuir o registro. A entrega deste documento dá tranquilidade para essas pessoas e a segurança jurídica para que possam fazer o financiamento do imóvel, realizar a venda com tranquilidade e ter a certeza de que a casa vai ficar para os filhos. Então, a entrega significa o resgate da dignidade para essas famílias e também movimenta a economia local”, disse ele.
Com a entrega, as unidades habitacionais passam a ter situação regular, com as devidas averbações. O procedimento dá segurança jurídica para as famílias, já que a regularização permite que as transações, hoje realizadas na informalidade, ocorram dentro da legalidade, com as devidas garantias jurídicas e contratuais.
Exemplo de alívio para as famílias vem da empresária Luciana Aparecida Machado que, junto ao marido e os três filhos, mora no conjunto desde o início da entrega da unidade. Eles se mudaram da zona rural do município e hoje, além da casa, construíram no terreno uma mercearia que atende toda a comunidade da Vila Esperança.
“A certeza da posse da minha casa é o que eu mais esperava na vida. Este sempre foi o meu sonho. Eu sempre esperei pela chance de regularizar este imóvel e ela chegou hoje, com o recebimento da escritura” contou ela.
As entregas realizadas em Maria da Fé fazem parte do projeto que, até o momento, já regularizou 3.576 unidades habitacionais, em 78 municípios de todo estado. A expectativa é a de que, neste ano de 2023, sejam regularizadas ainda 2 mil unidades, que já tiveram documentos protocolados em cartório.
Ainda em Maria da Fé, o vice-governador Professor Mateus conheceu o processo de produção do azeite Fio de Ouro, que é uma das 90 marcas de azeite produzidas na Serra da Mantiqueira. Fundada há 15 anos, a empresa foi uma das primeiras a investir no cultivo de azeitona e na produção do azeite de oliva e de abacate no estado.
Hoje, além da produção do azeite, ela investe no turismo rural e oferece aos turistas que visitam a cidade um passeio guiado aos olivais, fábrica e restaurante, onde é comercializado o produto.
A produção familiar contou, no início das suas atividades, com o apoio da Epamig, que disponibilizou toda a tecnologia e a capacidade técnica e de pesquisa presente no seu campo experimental de Maria da Fé, que é voltado especialmente para a olivicultura.
A região da Serra da Mantiqueira concentra grande parte da produção do azeite mineiro, que em 2022 conquistou safra recorde, quando 120 mil litros foram produzidos. A produção local também leva MG a ocupar o segundo lugar no ranking de produção do azeite do país, ficando atrás somente do Rio Grande do Sul.
Estima-se que a área plantada seja de 3 mil hectares, com 1,2 milhões de plantas. Na região ainda existem 35 agroindústrias de extração de azeite, sendo que quatro estão localizadas em Maria da Fé.
Em Piranguinho, o vice-governador se encontrou com a prefeita Helena. A visita especial aconteceu na Estação de Piranguinho, onde Mateus Simões teve a oportunidade de explorar o rico patrimônio cultural da cidade.
Uma das principais atrações foi o Museu da cidade, que abriga uma vasta coleção de artefatos e documentos históricos, resgatando a rica história de Piranguinho. A Secretária de Educação e Cultura, Amélia, preparou a comitiva, um tradicional pé de moleque, proporcionando um saboroso exemplo da rica gastronomia local.
“A visita do vice-governador e sua comitiva deixou uma impressão duradoura na comunidade de Piranguinho, abrindo portas para uma maior colaboração entre o governo estadual e a administração local”, citou a prefeitura nas redes sociais.
Em visita à Itajubá, o vice-governador autorizou a construção do trevo do Jardim das Colinas/Piedade, obra tão esperada pela cidade. O anúncio foi feito ao lado do Prefeito Christian Gonçalves, após autorização do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG).
“Ao longo de décadas vidas foram levadas na entrada da cidade e todos nós itajubenses transitamos por aquele local. Hoje na parte de infraestrutura essa é a obra mais importante de Itajubá”, disse o prefeito.
Para o vice-governador, um novo acesso à rodovia BR-459 facilitará o tráfego de veículos e vai melhorar a mobilidade urbana. “Nós temos 21 mil quilômetros de estradas asfaltadas em Minas Gerais e o Prefeito Christian me cobrou, com razão, uma solução para o Trevo do Jardim das Colinas. Faltava apenas um documento do Estado para que o trevo pudesse ser assumido e construído pela Prefeitura e, agora, tenho certeza que a Prefeitura vai conseguir evoluir com velocidade neste projeto que é tão importante para a cidade”, afirmou.
O projeto foi aprovado a pedido da Prefeitura Municipal de Itajubá e passou por uma análise prévia feita pela 19ª URG – ITAJUBÁ. A autorização para a construção do Trevo do Jardim das Colinas foi emitida por meio do Termo de Aprovação 559/2023.
Em seguida, Mateus Simões esteve em Santa Rita do Sapucaí em visita às três novas unidades educacionais, que foram inauguradas no município neste último sábado (28/10).
Foram entregues à população, a Escola Parque Municipal Dionízio Barbosa Filho e o Centro Municipal de Educação Infantil Prefeito Jefferson Golçalves Mendes, ambos na Nova Cidade, e também, a CMEI Maria da Conceição Rennó Moreira no Jardim Beira Rio, totalizando aproximadamente 20 milhões de reais investidos na Educação.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu