Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Temporal alaga Monte Sião e deixa cidade sem energia elétrica

Carro preso em alagamento em Monte Sião. Imagem redes sociais.

Temporal alagou Monte Sião e deixou a cidade sem energia elétrica, nesta quinta-feira (26/10). A chuva intensa durou 20 minutos e a água invadiu ruas e casas, derrubou árvores e arrancou bloquetes e asfalto de algumas ruas.

A chuva de granizo caiu à tarde, mas segundo a prefeitura, sem danos. A pior situação foi à noite, quando a tempestade chegou por volta de 20h. Alagamentos foram registrados em diversos bairros durante o temporal. Parte do muro da Escola Municipal Dona Elvira caiu. O local fica perto do Pronto Atendimento Municipal.

O coordenador da Defesa Civil, Fernando Massaro emite alertas à população em grupos de rede social. Dois alertas foram publicados nesta quinta-feira, no início da tarde sobre risco potencial de chuva, ventos intensos e granizo e à noite, com aviso de temporal.

Monte Sião ficou sem energia elétrica desde às 20h. Segundo a prefeitura, cabos de alta tensão se romperam e deixaram os bairros Tijuco Preto, Novo Horizonte, Jardim Planetário, Jardim Bela Vista e parte da área Central sem energia.

A energia foi religada em parte da cidade após 23h e ainda há locais sem energia nesta sexta-feira (27/10). A Cemig alega que religou a rede na maior parte da cidade até a madrugada e equipes trabalham para concluir atendimentos emergenciais o mais breve possível.

Uma árvore caiu e interditou o acesso ao bairro Parco Del Sole. O Departamento de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente cortou a árvore na madrugada, após trabalhos da Cemig. O acesso local foi liberado em seguida. Uma casa foi parcialmente destelhada e uma árvore caiu no bairro Jardim das Palmeiras.

Quatro casas foram invadidas pela água, duas no bairro São Simão, mas sem desalojados ou desabrigados. A água entrou no posto de saúde do Batinga e algumas malharias. O Tijuco Preto foi um dos bairros mais prejudicado pelo volume de água que desceu da Avenida Águas de Lindoia. Na rotatória do Majoli, o volume de água cobriu pneus de carros que passaram pelo local.

Blocos do meio fio da Avenida São Rafael, que fica no alto da cidade, foram parar no meio da rua. Pedras, sujeira e lama traziam risco para motociclistas e pedestres e a prefeitura disse que alertou a população.

Trabalho pesado após temporal

A cidade está com várias equipes que trabalham para reestabelecer o município após o temporal. Nesta sexta-feira, o trabalho é principalmente de limpeza de vias e desobstrução de pontos afetados pela enxurrada.

Segundo a prefeitura, moradores que tiveram a casa invadida pela água trabalham na limpeza dos imóveis. A Defesa Civil e equipes dos setores de limpeza urbana, obras e de agricultura, trabalham em toda a cidade no momento, com equipamentos e caminhão pipa.