A chuva de granizo que caiu sobre Senador Amaral na tarde desta quinta-feira (27/10) atingiu a zona urbana e danificou lavouras. A prefeitura informou que todo o município foi afetado entre 14h30 e 16h. Os maiores prejuízos foram nas lavouras de morango.
Três árvores caíram na zona urbana, uma perto da prefeitura e duas no Ribeirão Fundo. Entre os bairros mais afetados está o Polica, entre Senador e Itapeva. Casas foram atingidas. Moradores relataram que algumas casas chegaram a ser destelhadas com a força da chuva.
Imagens de redes sociais mostram a quantidade de pedras de granizo na zona rural. Túneis de plantação de morango chegaram a ter a cobertura arrancada pelas pedras de gelo. Em um túnel, um poste de suporte da cobertura caiu sobre a lavoura.
Plantações chegaram a ficar cobertas de granizo e até um barracão foi atingido. Susan Psuji, engenheira agrônoma da Emater, explica que o granizo pode afetar tanto produções abertas, mas em caso de produção de túnel. O município tem cultivo de morango e batata.
“Até agora o que soubemos foram informações informais. A região do bairro Lagoa Grande foi a mais afetadas pelo granizo. Lá tem plantações de batata e morango, sendo que as lavouras de morango foram as mais afetadas”, acrescenta Susan.
Segundo a Emater, nenhum produtor solicitou avaliação técnica até a manhã desta sexta-feira (27/10). Ela acompanha a situação e está à disposição dos produtores rurais. Até o momento não há detalhes sobre qual o valor do prejuízo causado pela chuva de granizo.