Moradores do entorno da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Pão de Açúcar têm medo de novos deslizamentos de terra no local, em Pouso Alegre. Um barranco cedeu em janeiro de 2023 e com as chuvas registradas na cidade em outubro, voltou a ter deslizamento.
A encosta de terra fica atrás da UBS. Consolação Souza e Thiago Agostini moram na Rua Afonsina Ferreira Guersoni, que fica na parte mais alta desse barranco. “A rua recebeu mais asfalto no trecho com rachaduras decorrentes de infiltração e do barranco ceder”, diz Thiago.
O medo dos moradores é que com as chuvas previstas para Pouso Alegre até novembro, haja mais deslizamento de terra. A encosta recentemente foi coberta por uma lona. O serviço feito pela prefeitura incluiu isolamento da área da encosta que fica nessa rua.
O barranco fica atrás da UBS construída em 2013 e perto de um parque infantil. A UBS foi interditada em janeiro e voltou a funcionar no mês seguinte. Usuários e funcionários da UBS conversaram com a reportagem e temem o risco de novos deslizamentos.
Para Thiago, “é preciso que seja feito algo que resolva o problema e não essa medida paliativa de colocar as lonas. Da outra vez que fizeram isso as lonas rasgaram ou saíram com o vento. Tem que ter outra solução pois tem risco de continuar cedendo”.
Consolação mora há nove anos no bairro. Ela conta que a família plantou várias árvores na parte mais alta do barranco. “Fizemos isso para cuidar e acaba ajudando a melhorar o trecho aqui. As árvores ajudaram a segurar a terra para evitar um desastre maior.”
Construção de um muro
A reportagem entrou em contato com a prefeitura, que respondeu por nota. “A prefeitura está na fase final do processo de licitação do muro de proteção e a previsão é que as obras sejam iniciadas neste início de novembro. A prefeitura segue à disposição da população.”