Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Sem luz há cinco dias, produtores rurais relatam prejuízo em Turvolândia

Produtores rurais de Turvolândia, no sul de Minas, estão sem luz há quatro dias. Por isso, estão sofrendo com os prejuízos, devido à perda de centenas de litros de leite, carnes, vacinas e medicamentos.

A falta de luz começou por volta das 20h30 de quinta-feira (12/10) e se arrasta até esta segunda-feira (16/10). Um produtor enviou vídeos ao Terra do Mandu, mostrando o leite que ele precisou jogar fora; segundo ele, mais de 300 litros de leite foram perdidos nos últimos dias.

Mais vídeos enviados ao Terra do Mandu mostram produtos estragados na geladeira e medicamentos e vacinas de animais que foram perdidos. Todos os vídeos foram gravados no bairro rural Quilombo, mas vários bairros estão sofrendo com a falta de energia elétrica.

Para resolver a situação, o prefeito José Nelson Martins foi até a cidade de Varginha nesta segunda-feira (16/10), se reunir com a Cemig, cobrando uma solução. Em vídeo, o prefeito cita que a situação “passou de vergonha”.

“É um ato vergonhoso que anda acontecendo na nossa cidade, mais de 72 horas sem energia. Tantos leites jogados fora; produtores saindo da sua cama 4 horas da manhã para tirar leite e ter que jogar fora. Geladeira com as misturas, uma carninha, jogando fora. Sem poder tomar um banho, sem poder ter uma vida digna devido a falta de energia, eu acho isso uma vergonha”, completou o prefeito.

Ainda segundo José Nelson, a Cemig informou que está com quatro equipes atuando na cidade e que reestabelecerá a energia até às 17h desta segunda-feira (16/10). A Cemig também enviou nota ao Terra do Mandu.

De acordo com a empresa, tempestades dos últimos dias seriam responsáveis pela falta de energia em Turvolândia, após danos diversos no sistema elétrico. O prazo para reestabelecimento de energia até às 17h desta segunda foi confirmado pela Cemig.

“A Cemig informa que continua trabalhando para atender a todas as ocorrências emergenciais causadas pelas tempestades recorrentes no sul de Minas, desde o dia 12 de outubro. As condições climáticas adversas (com elevada incidência de raios, vendaval e grande precipitação de chuvas), causaram danos diversos no sistema elétrico e aumento exponencial no número de atendimentos a falta de energia na região. Todos os recursos disponíveis foram disponibilizados, como veículos utilitários multitarefas, caminhões e outros equipamentos, além do reforço com equipes de outras regiões do estado. Entretanto, devido a gravidade dos danos causados em alguns pontos da rede elétrica, a pulverização das ocorrências e a dificuldade de acesso a alguns lugares,  ainda há unidades consumidoras em processo de restabelecimento. A companhia ressalta que estão sendo empreendidos todos os esforços para que o fornecimento de energia na região rural de Turvolandia seja normalizado ao longo do dia”, informou a cemig, em nota.