Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Presos reformam bicicletas que viram presente para crianças em Itajubá

Projeto social do Presídio de Itajubá reformou 14 bicicletas e doou para crianças carentes de Itajubá. As bicicletas apreendidas pela Guarda Municipal (GM) foram reformadas por detentos. Crianças realizaram o sonho de ganhar a primeira bicicleta, nesta terça-feira (10/10).

As bicicletas estavam paradas e desgastadas. Após as apreensões, elas ficaram abandonadas no depósito da GM, já que nenhum dono apareceu.

A transformação das bikes demorou meses. O presídio escolheu três detentos que já tinham experiência anterior com esse trabalho. Eles restauraram peças desgastadas, colocaram outras novas e as bicicletas ficaram como novas após receberem pintura.

O local escolhido para a doação foi o Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração. A instituição tem 75 anos. Ela oferece atividades de contraturno escolar para 200 crianças de cinco a 13 anos, em situação de vulnerabilidade social.

Cada bicicleta agora faz parte da vida de crianças escolhidas por meio de um concurso de desenho. As próprias crianças votaram e o tema foi o aniversário do Centro de Apoio NSSC. A entrega foi feita pela direção do presídio, durante evento na instituição social.

Projeto une presídio e comunidade

Parcerias do sistema prisional, comércio, Poder Judiciário e Conselho da Comunidade ajudaram a adquirir as novas peças para as bikes. O resultado é o retorno dos objetos apreendidos, para a própria comunidade. Tudo por meio do trabalho de recuperação realizado no presídio.

Desde 2022 o projeto das bikes une presídio, prefeitura, judiciário e Ministério Público. Os presos que ajudam são escolhidos pelas  habilidades, entre eles Giovani Alberto Teixeira. “É muito gratificante participar desse projeto. Privilegiar crianças e ajudar o filho de outras pessoas faz bem para a gente.”

Já foram recuperadas e doadas 37 bicicletas. Todas são destinadas a crianças atendidas por projetos sociais e alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar.

A secretária-executiva do Centro de Apoio, Irmã Florinda Machado, conta que a instituição e o presídio têm “parceria há cerca de três anos e, em diversas atividades, eles nos apoiam. Essa entrega das bicicletas é mais uma delas”.