Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Santa Rita do Sapucaí se recupera de temporal com rastros de destruição

Tempestade com vendaval arremessou telhado de uma empresa sobre a rede elétrica, em Santa Rita do Sapucaí. Imagem Defesa Civil/ GCM.

Santa Rita do Sapucaí se recupera do temporal com ventos intensos que deixou estragos por toda a cidade nesta quinta-feira (05/10). A chuva começou por volta de 17h e durou apenas 20 minutos. A cidade teve apagão de energia elétrica.

Defesa Civil e Guarda Civil Municipal trabalham intensamente nos atendimentos em vários bairros. O diretor de segurança pública, Marcos Roberto Ramos diz que “não há feridos. A tempestade e ventania derrubou árvores, placas de outdoor, destelhou casas e empresas. Cabos de rede elétrica se romperam”.

Estragos da tempestade no Vale da Eletrônica

Uma empresa no bairro Amazonas teve parte do telhado arremessado sobre a rede elétrica, conta Ramos. “Um curto circuito deixou toda a cidade sem energia por duas horas. A energia elétrica voltou parcialmente por volta de 20h.”

Na zona urbana foram registradas a queda de mais de 30 árvores. Um poste caiu na região do Jardim Santo Antônio. Cabos de energia estouraram em seis pontos da cidade. Dez árvores caíram na zona rural, entre elas eucaliptos.

A força da tempestade arrancou uma árvore de grande porte pela raiz, na região do bairro Nova Cidade. Isso deixou um acesso rural que liga Santa Rita a São Sebastião da Bela Vista fechado até esta sexta-feira.

Uma creche municipal que ainda não foi inaugurada no bairro Beira Rio ficou parcialmente destelhada. Portas de vidro foram jogadas no chão pela força do vento.

Recuperação após temporal

O trabalho de recuperação após o temporal é realizado e deve seguir até o final de semana, afirma o diretor. As principais ações são limpeza de ruas que ficaram com lama, retirada de árvores e apoio a moradores e empresas que foram afetados pela tempestade.