Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Idosos ganham coroa e título de majestade em desfile no asilo

Idosos de asilo são premiados como rei e rainha durante desfile; veja

Ser modelo por um dia e poder se tornar desde miss e mister simpatia até majestade com coroa e faixa. O sonho de muitos idosos que vivem no Asilo Betânia da Providência virou realidade, em Pouso Alegre. Eles participaram do 2º Desfile do Betânia, nesta quarta-feira (27/09).

Os modelos foram 20 moradores do asilo, com idade entre 60 e 92 anos. Eles mostraram o charme na passarela e até o molejo ao dançar em frente aos jurados e público. A disputa elegeu rei, rainha, príncipe, princesa, miss simpatia e mister simpatia.

E mesmo quem não faturou o título ganhou um dia de rei e rainha. Colaboradores do asilo e voluntários ajudaram a fazer penteados, maquiagem e figurinos nos idosos. A fotógrafa Alessandra Alves é voluntária do local e fez uma sessão de fotos dos modelos e público.

Luciene Prado, coordenadora do asilo, explica que o evento faz parte da semana em comemoração ao Dia do Idoso (1º/10). “Esse desfile mostra para eles a importância que cada um tem na sociedade. Eles fazem parte de uma beleza radiante.”

Aos 96 anos, Maria José Zampietro assistiu ao desfile pela primeira vez por ser novata no asilo. “Tá bonito, interessante, alegre, tudo isso. Gostei.” Entre os modelos está Maria Elizabeth Monteiro, que tem 68 anos e desfilou pela segunda vez.

Darcy Cambraia (85 anos) e Reinaldo Aleixo (73 anos) ganharam os títulos de Miss e Mister Simpatia. “Estou emocionado e feliz. Para nós da terceira e quarta idade é um incentivo muito grande”, conta Aleixo. “É gostoso. Eu não esperava ganhar, foi uma surpresa”, diz Darcy.

O choro de Lázaro de Souza foi de emoção. Ele ganhou coroa e faixa de rei. “Tenho 83 anos e nunca tinha ganhado nem um troféu ou tive alguém tirando tanta foto minha assim como foi hoje. Para mim isso tudo foi muito importante.”

A rainha do desfile é Catarina Assis, de 85 anos. Ela tem Alzheimer e mostra que viver com alegria cada momento é o que mais importa. Com um sorriso no rosto e o orgulho de desfilar ela agradeceu a oportunidade. “Gostei muito.” A filha e a neta que estavam na plateia contaram que Catarina vive novas descobertas há dois anos, entre elas novos amigos, passeios e ter aceito desfilar pela primeira vez.

Quem convive com esses idosos, como Luciene, reconhece que o desfile repercute no bem estar. “É muito comentário legal, eles falam entre eles sobre a maquiagem e os detalhes do desfile, vira o assunto e é muito bom.”

Sair da versão mobile