Na última sexta-feira (22/09), foi anunciado pela prefeitura de Pouso Alegre que a Travessa João Silva, mais conhecida como “Calçadão da Puccini”, passaria por obras de acessibilidade durante o fim de semana. As obras aconteceriam sábado e domingo, das 7h às 16h.
Entretanto, um problema foi detectado e as obras paralisadas. Segundo nota divulgada pela prefeitura, a rede de esgoto necessitará de uma avaliação técnica da Copasa, que já começou a atuar no local nesta segunda-feira (25/09).
Ainda segundo a nota, a conclusão do projeto de acessibilidade acontecerá após os trabalho da Copasa. Lembrando que a obra é um projeto criado pelas Engenharias da Faculdade UNA em parceria com a Associação Acessibilidade em Ação – A3, com apoio da prefeitura.
O projeto contempla rampas e corrimãos para ajudar na mobilidade dos pedestres, em especial as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos, gestantes e pais com carrinhos de bebê.
O presidente da associação, Fernando Rodrigues, juntamente com o Diretor de Projeto, Rafael Lopes, conectaram empresas do município para patrocinar a reforma do calçadão do Puccini, levando em conta a coleta de entulhos, maquinários, matéria prima para confeccionar as rampas e os corrimãos, uniformes, mão de obra, EPIs e café da manhã.
A secretária de Políticas Sociais da Prefeitura de Pouso Alegre, Marcela Nascimento, irá contribuir no projeto com o Setor dos Recuperandos, sob a coordenação de Wellington Magalhães, que recebe pessoas encaminhadas pelo Poder Judiciário, para realizar Prestação de Serviço a Comunidade como pena alternativa.