A campeã Sul-Americana de Jiu-Jitsu 2023 é Bruna Abreu, atleta de Pouso Alegre. O Campeonato Sul-Americano da CBJJ, aconteceu na sexta-feira (15/09), em Barueri (SP). Ela venceu a paulistana Carolina Santiago, por finalização.
Bruna tem 31 anos, nasceu em Baependi, mas mora em Pouso Alegre há 17 anos. Ela representou a cidade na categoria Master 1 – Faixa Azul/Peso Pena. Ela ingressou no Jiu-Jitsu em 2014 e coleciona títulos, entre eles o de vice-campeã mundial desse esporte.
A conquista do ouro
O Campeonato Sul-Americano é um evento da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF). A atleta do Sul de Minas conta que teve como desafios não só as lutas, mas problemas pessoais na véspera do evento.
Ela enfrentou esses desafios. “Sai na sexta-feira focada em trazer o ouro. Nunca falei isso em reportagem antes, mas muitas pessoas desacreditaram que traria o título. Tentaram me colocar para baixo. Venci a final, trouxe o ouro.”
A penúltima luta de Bruna foi “contra uma jogadora de rugby, elas são fortes, mais pesadas e com jogo duro”. Bruna venceu e foi para a última luta e venceu Carolina.
“Já tinha lutado contra a Carolina antes. Conversamos uma semana antes da final. Falei para ela que tínhamos a obrigação de ir juntas para a final, por nos destacamos no ranking e batalhamos há muito tempo na federação, quero lutar com você.”
A final foi rápida e vencida pela finalização de Bruna. “Ela tentou me passar, tentei jogar um triângulo na lateral e não consegui. Vi que faltava muito tempo, mas precisava finalizar. Sou muito boa e rápida de giro. Girei e fiz a gola falsa, estrangulamento, e faturei o ouro.”
Bruna vai disputar o Pan Americano CBJJE, em 23 de setembro e o mundial, em 25 de novembro. “Treinei o ano todo, desde novembro de 2022 quando o Terra do Mandu fez a primeira matéria. Fui vice nesse mundial e agora quero ser campeã e estou trabalhando para isso.”