A Secretaria de Saúde de Extrema confirmou o primeiro caso de febre maculosa no município. O anúncio foi feito pelas redes sociais da prefeitura, na noite desta quinta-feira (14/09).
A doença é transmitida pela picada do carrapato. A pessoa infectada, segundo a secretaria, é em uma criança que não teve a idade divulgada. A publicação afirma que ela está bem e em casa.
Ainda de acordo com a secretaria, até o momento, foram notificados 5 casos suspeitos em Extrema. Destes, quatro deram negativos e apenas um positivo, que foi justamente o caso desta criança.
A prefeitura informou que, diante desta confirmação, está realizando a dedetização dos ambientes de convívio propício aos carrapatos. Além disso, a administração ainda reforçou a importância de seguir as medidas preventivas.
“Diante desse caso positivo, a Prefeitura está constantemente realizando dedetização nos ambientes de convívio propícios aos carrapatos e reforçando a importância de seguir as medidas preventivas. Ao surgirem os primeiros sintomas, é fundamental buscar imediatamente uma avaliação médica”, escreveu a prefeitura na nota.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, até 31 de agosto Minas Gerais confirmou por exame laboratorial 28 casos da doença, sendo 12 óbitos. Nenhum destes casos foram registrados no Sul de Minas. Agora, na próxima atualização (25 de setembro), o caso de Extrema deve ser incluído.
Não há casos em Pouso Alegre
Informações falsas rodaram à internet, recentemente, afirmando que haviam carrapatos infectados no Parque Municipal Natural de Pouso Alegre, conhecido como Horto Municipal, o que foi desmentido pela prefeitura. Veja reportagem: