Giselle Ribeiro e Cristiane Monteiro são cadeirantes e têm em comum a paixão pelo Muay Thai. A luta se tornou parte da rotina semanal delas e no próximo sábado (17/09) serão as únicas cadeirantes a lutar no 5º Torneio Aberto de Muay Thai e Boxe, em Socorro (SP).
O professor das duas é John Weyne, que treina gratuitamente elas e a terceira cadeirante, Dani. As aulas acontecem na academia em Ouro Fino. Essa é a cidade onde mora Cristiane. Giselle mora em Pouso Alegre e é servidora público do Museu Tuany Toledo.
Em 2020, Cristiane perguntou se John ensinaria Muay Thai para pessoas com deficiência (PCD). Ele topou o desafio, aprendeu técnicas para PCD e as aulas começaram. Em 2022 eles inspiraram Giselle. Neste sábado elas se enfrentam no torneio interestadual.
As atletas falam que não conheceram outra pessoa na região do Sul de Minas que ensinasse o esporte para cadeirantes. John acrescenta que falta acessibilidade em academias da região, mas que é possível mudar esse cenário com boa vontade e capacitação de treinadores.
Confira a reportagem em vídeo: