Região

Superlua Azul: fenômeno raro pode ser visto nesta quarta-feira

Será possível ver lua com aspecto maior e brilhante em segunda lua cheia de agosto. Fenômeno deve ser repetir apenas em 2032.

Nayara Andery / 30 agosto 2023

Reprodução.

Uma raridade será vista no céu na noite desta quarta-feira: a Superlua junto com Blue Moon, ou lua azul. Esse fenômeno deve se repetir só em 2032, segundo o timeanddate.com.

O Observatório Nacional explica que a lua azul é quando temos duas fases da lua cheia em um mesmo mês. Essa expressão é usada desde o século XVI na Inglaterra, mas significa não a cor da luz azul e sim algo bem improvável de acontecer, aponta Climatempo.

Já a Super Lua é quando a lua aparece mais brilhante maior do que o normal. Isso acontece quando ela atinge o menor perigeu, que é a distância entre o centro da Terra e o centro da lua. Essa distância será de 357.181 km, 25,7 mil km a menos que o normal.

Essa será a terceira Super Lua de 2023. O site timeanddate.com esclarece que o fenômeno aconteceu em 21 de janeiro e 20 de fevereiro.

O melhor é torcer para o céu ficar limpo, sem chance de nuvens à noite, para que dê para ver a Superlua Azul bem nítida. A previsão é que a lua cheia atinja o ápice às 22h35 desta quarta-feira, quando chama ainda mais a atenção no céu.

A dica do Observatório Nacional é que a melhor forma de ver a Super Lua é quando ela estiver mais próxima do horizonte, logo após o pôr do sol ou no dia seguinte antes do nascer do Sol.

Nesses horários ela vai parecer ainda maior. É quando também pode apresentar belas variações de tonalidade, devido às partículas suspensas na atmosfera.


Mais Lidas