Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Motorista de app denuncia ser vítima de falsa acusação de sequestro

Motorista de aplicativo denuncia que foi falsamente acusado de sequestro.

Uma corrida de aplicativo realizada nesta terça-feira (29/08) em Pouso Alegre virou caso de polícia. O motorista Edison Cunha foi acusado de sequestrar passageiro. A denúncia foi feita em dois áudios em redes sociais. Edison fala que é injúria e registrou ocorrência do caso.

A corrida foi pedida pelo perfil de uma mulher, no bairro Aristeu Rios. Edson chegou ao local e um passageiro entrou no carro em direção ao trabalho, na Avenida Perimetral. O motorista diz que primeiro o passageiro estava normal e depois agiu estranho, até pular do carro.

“Ele pediu para descer perto do trabalho ou do outro lado da rua e eu concordei. Antes de chegar ele tentou abrir a porta do carro, mas ela fica fechada em movimento. Ele falou com alguém em um carro paralelo, pensei que fosse um amigo, mas não entendi.”

Edison lembra que perto do local de descer o passageiro “ficou em pé e sentou na janela. Parei o carro no acostamento, ele pulou da janela e saiu gritando na Avenida Perimetral. Fiquei em choque.”

O aplicativo que registrou essa corrida é o 99. Tentamos contato com a empresa, sem resposta. O motorista disse que foi suspenso por quatro dias, sem ser avisado e sem retorno do aplicativo. A reportagem não conseguiu contato do passageiro e das duas mulheres que acusaram o motorista em áudios. Uma delas diz que o passageiro sentiu odor no carro e o motorista teria tentado sufocar ele.

Em outro áudio uma mulher compartilha essa história, como se fosse com um vizinho. Ela acrescenta que o motorista sequestrou o passageiro, fechou os vidros do carro, deu substância para ele inalar e teria feito várias vítimas.

Edison desmente a história. “Ando com os vidros todos abertos e inclusive o do passageiro estava aberto. Eu não fiz isso.” Ele destaca que se houvesse algum odor de substância ilícita no carro também teria inalado.

Ele é gerente aposentado de um banco público. Há cerca de um ano ele divide o tempo entre o cuidado com a mãe que faz hemodiálise e tem doenças graves e a profissão. “É uma realização pessoal, o carro vira um consultório de terapia. Entra uma pessoa e outra, você conversa, vê que muitas pessoas passam por dificuldades até maiores que a sua.”

Ocorrência

O Terra do Mandu questionou Polícia Civil e Militar se há registro de ocorrência de tentativa de sequestro recente, em Pouso Alegre. Até o momento não tivemos retorno. Pessoas têm questionado a denúncia feita contra o motorista.

Ricardo Moura, autônomo, conhece o motorista há 20 anos e ao receber a mensagem suspeitou que fosse uma fake news. “Impossível dele fazer isso. O post que a menina fez achei muito estranho. O Edson fazer isso? Logo de cara vi que era alguma fake news.”

Edison registrou um boletim de ocorrência e disse que vai em busca de justiça, pois se considera vítima de injúria. O amigo alerta do risco que a publicação pode gerar. “Pode causar uma tragédia. Quantas coisas vemos de pessoas serem acusadas sem provas e sem nada.”

A reportagem reitera que não conseguiu contato com passageiro e pessoas que gravaram o áudio, nem a empresa do aplicativo. Estamos abertos para ouvir a versão das partes envolvidas.