Pouso Alegre

Seis novos radares são implantados em Pouso Alegre; saiba onde

Fiscalização eletrônica começará a funcionar a partir de 1° de setembro e foi colocada em locais com mais acidentes e irregularidades

Iago Almeida / 24 agosto 2023

Foto: PMPA

Pouso Alegre ganhou seis novos radares que vão começar a funcionar a partir do dia 1° de setembro de 2023. A informação foi confirmada pela prefeitura nesta quinta-feira (24/08).

O anúncio foi feito oito dias antes do início da fiscalização, para que os motoristas se atentem às mudanças. Os novos equipamentos estão na Dique I, Dique II, Rua Coronel José Inácio e Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira (veja os locais exatos, abaixo).

Os locais escolhidos, segundo a administração, possuem maior número de acidentes e flagrantes de irregularidades no trânsito. Por isso um estudo foi realizado e os radares implantados.

“O objetivo é de amenizar as imprudências e acidentes de trânsito, além de garantir a segurança e mobilidade urbana. Os locais foram escolhidos após estudos técnicos e por apresentarem maior número de acidentes e flagrantes de irregularidades no trânsito como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestres, por exemplo”, informou a prefeitura.

Confira os locais exatos dos radares

  • Rua Coronel José Inácio (região com escolas) no cruzamento com a Rua Tiradentes: fiscalização de avanço de semáforo e permanência sobre a faixa de pedestres;
  • Avenida Vereador Hebert de Campos (Dique 2) a 500 metros da Antônio Mariosa: fiscalização de velocidade em ambos o sentidos; velocidade regulamentada de 60 km/h;
  • Avenida Vereador Hebert de Campos (Dique 2) a 120 metros da Rua Major Rubens Storino: fiscalização de velocidade no sentido bairro – centro; velocidade regulamentada de 60 km/h;
  • Avenida Dr. Jair Siqueira (Dique 1): fiscalização de velocidade em ambos o sentidos; velocidade regulamentada de 60 km/h. Este é o único com fiscalização em caráter educativo. A medida será mantida até o fim das obras de reforma da via;
  • Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira próximo ao número 4.210: fiscalização de velocidade sentido bairro – centro. Velocidade regulamentada de 60 km/h e fiscalização de avanço semafórico e permanência sobre faixa de pedestres.
  • Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira a 40m do nº 4495: fiscalização de velocidade sentido centro – bairro. Velocidade regulamentada de 60 km/h, fiscalização de avanço semafórico e permanência sobre faixa de pedestres.

Para conhecer o local exato da implantação do equipamento, basta entrar no site da prefeituraonde há um mapa ilustrativo, bem como o estudo técnico de cada um e a velocidade regulamentada.

Lembrando que a fiscalização eletrônica, além do objetivo principal de disciplinar o cumprimento de normas de trânsito, também é ferramenta utilizada por órgãos de segurança pública na captação de imagens e cercos eletrônicos.

Foto: PMPA

Reforma da Dique I

A Dique I continua em obras, mas a liberação da avenida está prevista para acontecer nesta sexta-feira (25/08). A informação também foi confirmada pela prefeitura.

Segundo a administração, a obra da pista bairro/centro, no trecho próximo a rotatória da Migoto até a ponte do Rio Mandu, está sendo finalizada. O Prefeito Cel Dimas esteve no local nesta semana.

“Nós estamos acompanhando o andamento das obras, pois da primeira vez a obra não ficou de acordo com as normas. Mas, agora a obra está sendo entregue e a pavimentação em breve será finalizada. O trânsito estará totalmente liberado na próxima sexta-feira”, disse o prefeito.

Foto: PMPA

Lembrando que o local foi fechado depois que o prefeito anunciou que as obras, que já estavam prontas, seriam refeitas pela empresa Pavidez Engenharia, responsável pela obra de recomposição asfáltica da via.

O prefeito explicou que as obras realizadas pela empresa não ficaram de acordo com as normas contratuais e com o padrão de qualidade que os pouso-alegrenses exigem. A empresa Pavidez, responsável pela obra, foi notificada cinco vezes pela prefeitura.

Ainda segundo a prefeitura, a segunda etapa de recomposição da Dique 1 está em fase final de estudos e em breve será anunciada. Desde 2022 a via passa por obras estruturais, com investimento de R$ 9,4 milhões.

Foto: PMPA


Mais Lidas