Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Alunos de Pouso Alegre são premiados em Mostra Brasileira de Foguetes

Estudantes chegam à final da Mobfog. Foto divulgação.

Alunos de Pouso Alegre são premiados em Mostra Brasileira de Foguetes

Foguetes feitos de garrafas pet fizeram estudantes de escolas estaduais de Pouso Alegre ganharem prata e bronze na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). O evento aconteceu de 13 a 17 de agosto, em Barra do Piraí (RJ), na 47ª Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Ela teve a presença de 13 alunos de Pouso Alegre, da Escola Estadual Presidente Bernardes e Escola Estadual Geraldina Tosta. “É a primeira vez que levamos equipes de escolas públicas daqui para a segunda etapa”, conta o professor de física e astronomia, Megbis Picancio.

Esses estudantes criaram bases, foguetes e propulsão para o voo. “O foguete de garrafa pet foi impulsionado por uma reação interna de vinagre e bicarbonato de sódio, alcançando a incrível marca de segundo lugar na categoria de 100 a 149 metros.”

As premiações são para todas equipes que apresentam foguetes promissores, que cumprem a distância mínima exigida por categoria. Além de duas medalhas de prata para equipes de Pouso Alegre, o estudante Daniel ganhou bronze na prova escrita da OBA.

Astronomia na escola

Os foguetes foram feitos em aulas do Novo Ensino Médio, com as professoras de prática experimental, Cássia (Química) e Maíra (Biologia). O trabalho conjunto entre elas, o professor Megbis e os alunos deu bons resultados.

A primeira fase aconteceu nas escolas. Os três foguetes que atingiram maior distância em cada escola foram inscritos para a segunda fase. Ele levou os alunos para a segunda fase da competição.

Pouso Alegre na Mobfog

Os estudantes de Pouso Alegre participaram de workshops, oficinas e lançamento de foguetes durante os quatro dias da Mobfog. Tudo o que envolve o mundo científico dos foguetes e astronomia.

A prova nacional avalia na prática a distância do voo após o lançamento do foguete. São dois lançamentos em dias diferentes e o foguete tem que percorrer a maior distância. São desclassificados os que chegarem a menos de 25m, que explodiram ou saíram da base.

Entre os prêmios conquistados pelo estudantes da rede pública de Pouso Alegre estão duas medalhas de prata na categoria 100 a 150m e bronze na de 25 a 100m. A premiação é para equipes com foguete que conclui a prova na distância acima do exigido em cada categoria.

A Mobfog amplia a visibilidade de projetos científicos. Segundo Megbis, isso possibilita que os alunos vejam o potencial que possuem e incentiva a ciência e educação.

Sair da versão mobile