Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Crianças convivem com animais e plantas em escola de Pouso Alegre

Alice alimenta os macacos e ajuda a preservar a natureza na escola. Foto Terra do Mandu.

Alice tem três anos e estuda em meio à natureza, em Pouso Alegre. Ela frequenta o Centro Integrado de Educação Municipal conhecido como Sítio Escola. “Um macaco comeu a banana na minha mão. Eu gosto muito dos coelhos que têm aqui”, conta a menina.

A escola ensina a preservar o meio ambiente. O local tem macacos, hamster, galinhas, patos, coelhos, dois cães castrados, horta e fica em uma área de 20 mil metros quadrados. São 90 alunos de 2 a 4 anos e 40 funcionários.

O Sítio Escola era uma instituição de ensino particular. Em 2022 o local foi desapropriada por R$ 4,5 milhões pela prefeitura e transformado em escola pública há um ano e meio.

Ela se destaca entre as demais escolas infantis da rede, pois proporciona aprendizado em harmonia com a natureza, em período integral. Os alunos ajudam a cuidar da horta e os vegetais são transformados em refeições para eles e os animais.

“Eu rego a alface e cuido”, mostra a aluna Valentina. Ela diz que gosta de comer o alface da horta da escola. Já a aluna Luysa, explica que aprendeu a cuidar da natureza, dos animais. Mesmo sem gostar de comer alface, ela aprendeu a cuidar desse vegetal por meio da horta.

Valentina aprendeu a cuidar das plantas por meio da horta na escola municipal. Foto Terra do Mandu.

A diretora Denimara Brito detalha que esses alunos têm o lúdico e o concreto. Temos vários espaços para desenvolver esses aspectos, seja a sala de aula, o cantinho da leitura com as redes e cabana, a Arena da Luz para as apresentações, brincadeiras e o cuidado dos animais.

“Esse espaço todo permite um trabalho diferenciado. As crianças precisam de algo assim e têm muito resultado. Quem dera em toda a rede municipal pudéssemos ter escolas como essa”, cita a secretária municipal de educação, Suelene Marcondes.

Bento tem três anos e aprendeu na escola a história dos três porquinhos. Isso é parte da rotina semanal. Eles ficam nas redes do Cantinho da Leitura, onde professoras e monitoras despertam neles o gosto por livros e histórias.

Cantinho da leitura incentiva o lúdico por meio de livros em Sítio Escola da Prefeitura de Pouso Alegre. Foto Terra do Mandu.