A mãe de Heloysa da Silva Maria, de 9 anos, enviou um vídeo ao Terra do Mandu nesta terça-feira (15/08), pedindo ajuda para que a filha pudesse entrar na fanfarra da Escola Municipal PIO XII, que fica no bairro Cidade Jardim, em Pouso Alegre.
De acordo com a mãe, Tatiane da Silva Maria, a filha chegou a gravar um vídeo pedindo para a professora deixar ela participar da fanfarra, vídeo este que foi enviado à nossa equipe. Mas, como existem regras, o pedido acabou sendo negado.
Com isso, a mãe entrou em contato e pediu ajuda do Terra do Mandu, que foi atrás da prefeitura municipal para ouvir o porquê a menina não poderia entrar na fanfarra. A menina é filha de Matheus Augusto Maria.
“Olá, Heloysa fez esse vídeo pra implorar para participar da fanfarra, mas como ela não tem idade eles não deixaram. Terra do Mandu passa na Escola Municipal Pio Xll, aqui no Cidade Jardim, e dá uma força pra ela conseguir participar. Ela me pediu até pra ir lá pedir autorização para o prefeito”, contou a mãe à nossa equipe.
A administração explicou por meio de nota, que é necessário idade mínima para participação (veja abaixo). Entretanto, a direção da escola conseguiu um lugar na fanfarra para que a menina possa desfilar, mas não tocando instrumentos, que são muito grandes para seu tamanho. Tudo foi acordado em uma reunião entre a escola e a família.
“A diretora conversou com a Heloysa, mostrou os instrumentos pra ela, pediu pra ela segurar e realmente fica muito grande pra ela. Mas, ela vai desfilar com os alunos, calça jeans sem rasgos, uniforme da escola e tênis”, contou a mãe.
A mãe conta que Heloysa da Silva Maria está no 4° ano do ensino fundamental e sonha em ser cantora. Desde criança ela entrava nos ensaios das fanfarras que via, “de penetra”, pois é apaixonada pelas bandas.
Após receber a notícia que poderia participar, Heloysa gravou um novo vídeo agradecendo a ajuda do Terra do Mandu e dizendo que está muito feliz com o desfecho dessa história que é o sonho de uma criança.
Vale destacar que a fanfarra em questão está ensaiando para o desfile de 7 de Setembro em Pouso Alegre, que tem uma enorme tradição para celebrar a Independência.
O dia 7 de Setembro é um marco na história Brasileira; foi o dia que o país seguiu como uma nação independente. Foi nesse dia, em 1822, às margens do riacho do Ipiranga, que o Imperador Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil formalizando a separação de Portugal.
Prefeitura explica situação
Na nota enviada ao Terra do Mandu, a prefeitura explicou que as fanfarras municipais possuem regras que visam proteger as crianças e que o 7 de Setembro exige preparo físico e emocional dos integrantes da fanfarra que por horas desfilam com equipamentos e trajes sob sol e/ou chuva.
Por isso, explicou que a aluna não tem a faixa etária necessária e seria inviável que ela suportasse o peso dos instrumentos em um desfile extenso. Por isso, a prefeitura informou que a estudante irá desfilar, mas sem tocar instrumentos.
Veja a nota completa, abaixo:
“A Prefeitura de Pouso Alegre esclarece que as fanfarras municipais possuem regras que visam proteger as crianças, priorizando a segurança e bem-estar das mesmas. O 7 de Setembro exige preparo físico e emocional, especialmente dos integrantes da fanfarra que por horas desfilam com equipamentos e trajes sob sol e/ou chuva.
Neste caso, a aluna não cumpre o requisito de faixa etária e seria inviável que a mesma suportasse o peso dos instrumentos em um desfile extenso, conforme comprovado em reunião com a responsável pela mesma. Por isso, a estudante irá desfilar, mas sem tocar instrumentos.
Em tempo, ressaltamos que todas as medidas são tomadas visando à saúde e segurança das crianças e adolescentes que não devem e não são submetidos a situações que possam os colocar em risco”.