O apagão no sistema elétrico nacional, ocorrido na manhã desta terça-feira (15/08), atingiu, pelo menos, cinco cidades da região de Pouso Alegre, extremo Sul de Minas. Conforme apuração do Terra do Mandu, houve registro de pontos sem energia em Pouso Alegre, Extrema, Itajubá, Cambuí e Bueno Brandão.
Esses municípios são operados pelas empresas Cemig e Energisa. As duas companhias afirmam que o serviço já foi restabelecido.
Em nota, a Cemig informou que “parte do sistema elétrico que atende os clientes de Minas Gerais foi afetada, na manhã desta terça-feira (15/8), pelo acionamento automático do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) do Sistema Interligado Nacional (SIN), que evita a propagação de desligamentos no SIN.
O desligamento ocorreu aproximadamente às 08h31 e o restabelecimento se iniciou a partir da autorização do ONS, às 08h46. Todos os clientes afetados da área de concessão da Cemig Distribuição em Minas Gerais foram restabelecidos.
O ONS está avaliando as causas dessa ocorrência”.
Na área de concessão da Energisa Sul-Sudeste, o restabelecimento ocorreu de forma gradativa. A interrupção foi registrada entre 8h30 e 8h52, e afetou 129 mil clientes de 28 municípios.
Nas regiões de Bragança Paulista e sul de Minas Gerais foram afetados clientes das seguintes cidades: Bragança Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Bueno Brandão, Cambuí e Extrema.