Aos 13 anos, Gabriela de Souza coleciona premiações em provas de rodeios
Atleta de Pouso Alegre é campeã mirim da prova de 3 tambores, em Carmo de Minas. Ela vai disputar a próxima etapa do Circuito Sul Mineiro.
Nayara Andery / 11 agosto 2023Atleta de Pouso Alegre é campeã mirim da prova de 3 tambores, em Carmo de Minas. Ela vai disputar a próxima etapa do Circuito Sul Mineiro.
Nayara Andery / 11 agosto 2023A paixão por cavalos e rodeios inspira a amazona Gabriela de Souza, desde pequena. Ela tem 13 anos e coleciona troféus e fivelas de provas de 3 tambores em Minas Gerais e São Paulo. O último título é de campeã mirim do Circuito Sul Mineiro, em Carmo de Minas.
Os treinos começaram há dois anos, inspirado em outras meninas que disputam a prova. “Ia sempre com o meu tio em rodeios e ficava admirada com as meninas que participam das provas de tambores. Pedi para minha deixar eu participar e ela me levou.”
A prova de 3 tambores é uma modalidade que ganha cada vez mais a participação de mulheres da região em rodeios. Gabriela e o cavalo Fire têm que contornar o circuito sem derrubar os três tambores e tentar fazer a prova no menor tempo possível.
Isso exige técnica e harmonia entre amazona e cavalo. “Eu luto contra o tempo, não contra as meninas. Essa é uma prova de habilidade, equilíbrio e ao mesmo tempo com preocupação com o cronômetro”, conta a atleta.
São Bento do Sapucaí (SP) e Nova Resende (MG) são os locais onde Gabriela já tem provas marcadas. Ela aguarda a divulgação da data da próxima etapa do Circuito Sul Mineiro, que será em Itajubá.
O problema é que no Sul de Minas há poucos locais para treinamento. Por isso, os pais de Gabriela a levam para treinar semanalmente em Socorro (SP). Ela pretende ser veterinária e consegue conciliar a vida de atleta com a de estudante do 8º ano do Ensino Fundamental.
Viviane de Souza, mãe da atleta, conta que no começo ficou assustada ao ver as amazonas montarem cavalos que quase deitavam no chão durante as provas. Hoje ela se orgulha dos resultados da filha, seja pelas vitórias ou pela evolução no esporte e maturidade.
A jovem atleta deixa um recado para quem quer seguir esse exemplo no esporte. “Não desistam. No começo foi bem difícil pegar o jeito, mas agora é melhor, é só vitória se Deus quiser.”
Confira a reportagem em vídeo em:
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu