Golpes que usam falsos boletos e faturas da Cemig voltam a ser aplicados no Sul de Minas. Os casos mais recentes divulgados pela concessionária aconteceram em Jacutinga, Andradas e Caxambu. A principal dica é ficar atento e conferir os dados antes de pagar.
Estelionatários usam nomes de empresas conhecidas, bancos e concessionárias de água, luz, entre outras. As possíveis vítimas recebem boletos ou faturas falsos ou ligações de falsos atendentes bancários.
Tem casos de clonagem de dados pessoais, rede social ou acesso criminoso a dados do celular. Isso acontece quando a pessoa clica em supostos links de brindes, promoções e cobranças enviados pelo WhatsApp ou por SMS.
Wellington Cancian, gerente de Recuperação de Receita da Cemig, explica que os golpistas têm um perfil de vítimas em comum. A falsa cobrança da concessionária chega geralmente para quem está com as contas em dia, “pois eles terão maior chance de sucesso no golpe”.
Ao suspeitar que a carta, boleto ou fatura pode ser falso entre em contato com a Cemig para conferir a legitimidade da cobrança. Os canais oficiais da Cemig são o telefone 116 com atendimento 24 horas, o site cemig.com.br, WhatsApp (31) 3506-1160.
Clientes que não checaram e perceberam o golpe após pagar a cobrança devem registrar boletim de ocorrência na polícia. Segundo Cancian, isso ajuda a mapear “esse tipo de ação e eventual ressarcimento dos danos causados pelos criminosos”.
O Terra do Mandu tem alertado à população sobre esse e outros golpes nos últimos anos. A falsa fatura da Cemig foi tema de reportagens desde 2020. Em março de 2023 o morador de Pouso Alegre, Felipe Viana, contou que recebeu a falsa fatura e desconfiou.
Ele gravou um vídeo para alertar a população e mostrou os detalhes do falso documento. A carta dizia que ele tinha um débito e que se o valor não fosse pago seria feito o corte do fornecimento de energia elétrica.
Como evitar cair em golpes
A Serasa Premium tem dicas para você evitar cair em golpes. Consulte e imprima faturas sempre em canais oficiais do banco ou empresa. Não clique em links recebidos por e-mail, SMS, WhatsApp, redes sociais que direcionam a cadastros de informações pessoais ou de pagamento.
Empresas e companhias que têm perfil oficial no WhatsApp são identificadas com uma “estrela verde” ao lado do nome. Ao receber pedido de dinheiro de um amigo ou familiar confira pessoalmente ou por telefone se a pessoa enviou a mensagem. Ela pode ter tido o celular clonado. Se desconfiar da mensagem, não faça a operação.
Ao pagar boletos confira sempre se o CNPJ/CPF informado é vinculado ao beneficiário. Golpistas podem usar nome de empresas (Razão Social) parecidos com os oficiais, mas com CNPJ/CPF diferentes.
Se você desconfiar de uma fatura ou cobrança em nome da Cemig confira os dados. As contas oficiais da concessionária sempre saem com beneficiário Cemig Distribuição S.A e CNPJ 06.981.180/0001-16. O banco recebedor para pagamentos em Pix é apenas o Santander.
Pagamentos com cartão de crédito são feitos apenas em máquinas vermelhas, da empresa Getnet/ Santander. Clientes com dívidas com a Cemig terão negociação feita pela CERCRED – Soluções de Contact Center e recuperação de Créditos Ltda.