Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Moradores tentam barrar construção de 40 apartamentos no bairro Fátima I

Moradores do bairro Fátima I, em Pouso Alegre, estão preocupados com a construção de um prédio na região. O empreendimento foi anunciado com cinco pavimentos de nove andares cada, totalizando 40 apartamentos, em lote na Rua Professor Lecyr Ferreira Da Silva.

O lote que poderá receber o prédio nunca possuiu construções, permanecendo vago desde que o bairro foi implantado, em 1973. E a principal reclamação dos moradores é de que o bairro não foi construído para receber moradias multifamiliares. Os que moram no bairro desde o começo, estão indignados com a autorização dada para que a obra possa acontecer.

Outra reclamação é que com a construção, haverá aumento considerável de fluxo de veículos, o que segundo os moradores, preocuparia quem utiliza a área, seja para exercícios físicos ou para levar crianças à escola, posto de saúde e creche. Os moradores mostraram que a região onde o prédio ficaria é muito movimentada em dias letivos de aula, pois há uma creche bem perto.

Segundo o projeto do empreendimento, a construção teria início em maio de 2025 e a entrega está prevista para setembro de 2027, ou seja, seriam 30 meses para execução das obras.

De acordo com a Lemos Construtora, responsável pela obra, a escolha do local se deu devido a procura de moradias na região do bairro, que estão escassas. A empresa citou a proximidade com grandes centros comerciais e localização nobre.

Ainda no projeto apresentado, a empresa citou que a entrada e saída de veículos vai aumentar a pressão sobre o sistema viário no entorno, mas que o bairro tem capacidade para absorver a demanda.

Citou ainda que outras vias, como a Avenida Porfirio Ribeiro de Andrade e Avenida Prefeito Tuany Toledo já possuem um intenso tráfego em horários de pico, o que não seria ocasionado pelo prédio em questão.

Neste mês de julho, moradores chegaram a usar a tribuna da Câmara municipal, pedindo que o novo Plano Diretor, que deverá tramitar em breve na casa, seja alterado para impedir a verticalização no Fátima I. Esta é uma solicitação da própria associação de moradores do bairro.

O assunto já foi debatido também em duas reuniões no próprio bairro, com a participação do presidente da câmara, vereador Leandro Morais.

Procurada, a prefeitura afirmou que atualmente está na fase de análise do projeto e que, se aprovado, ele seguirá para apresentação de estudos que são necessários para uma construção multifamiliar. Renato citou ainda que todas as diretrizes do plano diretor atual estão sendo seguidas.