Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Operadoras já podem ativar sinal 5G em Pouso Alegre após liberação da Anatel

Operadoras podem ativar 5G em Pouso Alegre após liberação da Anatel. Imagem: reprodução Anatel

Pouso Alegre está entre as cidades que tiveram a liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a ativação do sinal do 5G. As prestadoras do serviço podem solicitar a instalação das redes de quinta geração já a partir da próxima segunda-feira, 31 de julho.

Além de Pouso Alegre, outras cidades do Sul de Minas tiveram a licença de ativação autorizada pela Anatel, durante reunião desta semana. São elas Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros.

Outros municípios da região já tinham a ativação do sinal 5G autorizado, chegando a um total de 23 cidades. Dessas, apenas Itajubá e Passos já possuem pontos com a velocidade e qualidade da quinta geração. Consulte a lista das cidades aqui.

Conforme a Anatel, no Brasil serão 1.712 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, perfazendo o total de 145 milhões de brasileiros, o que corresponde a 69,3% da população do Brasil.

A agência ressalta que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

SOBRE A TECONOLOGIA 5G

O 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis e a Anatel trabalha incessantemente em promover sua implementação no País de forma segura e sustentável. Devido às suas características, que incluem altas taxas de transmissão de dados e baixa latência (tempo de resposta), a tecnologia oferece uma variedade de novas de possibilidades, ainda a serem exploradas.

Diferentemente das mudanças nas gerações passadas (2G, 3G e 4G), o foco desta tecnologia não está somente no incremento de taxas de transmissão, mas também na especificação de serviços que permitam o atendimento a diferentes aplicações. A exemplo do que ocorreu com o 4G, que introduziu diferentes modelos de negócios e a “era dos aplicativos”, os avanços que virão com o 5G devem ocorrer com o tempo, à medida que diferentes segmentos comerciais encontrarem soluções para atender às suas necessidades e às demandas das pessoas e dos negócios.

A tecnologia 5G promete massificar e diversificar a Internet das Coisas (IoT) em setores como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes, automação industrial e agrícola – entre tantos outros. No decorrer de sua implantação, deverão ser desenvolvidas aplicações inovadoras que aproveitem o potencial tecnológico das novas redes para introduzir serviços que ampliem a eficiência dos mais diversos setores da economia e beneficiem a sociedade. O 5G vai consolidar e diversificar conceitos como Internet das Coisas e aprendizagem de máquina em tempo real, promovendo uma verdadeira transformação na forma como as pessoas e organizações se relacionam.

A nova tecnologia possui três modos de uso:

1 – Banda Larga Móvel Avançada: focada em altas velocidades de download e upload, para as novas necessidades do usuário convencional;

2 – Controle de Missão Crítica: focada em prover conexão com baixíssima latência e altíssima confiabilidade, voltada para aplicações sensíveis a atrasos e erros como carros autônomos, cirurgias remotas, controle remoto de maquinário industrial; e

3 – Internet das Coisas Massiva: focada em atender grande quantidade de dispositivos IoT, com alta cobertura e baixo consumo de bateria, levando a Internet das Coisas a um novo patamar de atendimento.