Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Policiais agridem adolescente em Maria da Fé e conduta será investigada

Uma abordagem policial terminou com agressões a uma adolescente, de 15 anos, em Maria da Fé, no Sul de Minas. Câmeras de segurança flagraram a cena, que aconteceu no último dia 19 de julho. A irmã dela, de 16 anos, também se envolveu na ocorrência.

Nas imagens é possível ver as menores correndo, seguidas por dois policiais militares. Um dos PMs chega agredindo a jovem de 15 anos, enquanto a outra conseguiu correr. O PM então começa a dar chutes na menor e depois sai atrás da irmã dela.

Enquanto isso, o outro policial continua chutando a jovem, que está ao chão. Ele retorna e em determinado momento, dá um chute no rosto da adolescente. Depois de alguns minutos, ela é algemada e colocada na viatura.

O que disseram os PMs?

No boletim de ocorrências, os policiais envolvidos (Sargento Mancini e Cabo Cesarino) narraram que foram acionados pelo próprio pai das adolescentes, que disse que as filhas estavam exaltadas em via pública, ameaçando pessoas, e que uma delas estaria portando uma faca.

Os policiais disseram que as meninas proferiram palavras de baixo calão contra eles, além de ameaças, e que duas pedras foram arremessadas contra  eles e a viatura. Por isso, os militares teriam jogado a menor ao solo, para contê-la e apreendê-la.

O boletim também confirmou que a menor sofreu escoriações após bater a cabeça no chão e na parede e afirmou que o pai das adolescentes disse que elas tinham feito uso de drogas. Fotos enviadas pela mãe das menores mostram os ferimentos.

Após a confusão, as menores foram encaminhadas para atendimento médico na Fundação Municipal de Saúde de Maria da Fé e posteriormente conduzidas para a Delegacia de Polícia Civil de Itajubá.

Foto enviada pela família mostra os ferimentos na adolescente de 15 anos

Foto enviada pela família mostra o boletim médico do atendimento à jovem

O que disseram as meninas?

O Terra do Mandu conversou com a mãe e a adolescente de 15 anos, por telefone. A menina informou que ela e a irmã voltavam para casa, por volta das 21h30, quando foram abordadas pelos policiais na Rua Vitor Hugo Marchetti, na Vila Lourdes, onde elas moram.

A menor disse ainda que os policiais teriam jogado spray de pimenta e por isso, a adolescente de 15 anos arremessou duas pedras contra eles. Ela também informou que teve uma discussão familiar, no dia.

PM e PC investigam conduta dos policiais

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que está apurando os fatos através de procedimento administrativo pertinente e que a corporação não coaduna com nenhum tipo de violação às leis ou desvio de conduta.

“A Polícia Militar informa que tem conhecimento do vídeo que está circulando nas redes sociais sobre atuação de Policiais Militares em atendimento de ocorrência Policial e tem a esclarecer que está apurando os fatos através de procedimento administrativo pertinente. Tão logo os fatos venham a ser melhor esclarecidos prestará mais informações. Ressalta, ainda, que a Polícia Militar não coaduna com nenhum tipo de violação às leis ou desvio de conduta”, disse a nota da Comunicação Organizacional do 56º BPM.

Já a Polícia Civil disse que diligências estão sendo realizadas com objetivo de averiguar e elucidar o fato registrado em Maria da Fé e que a apuração está a cargo da Delegacia de Polícia Civil em Cristina.

“A Polícia Civil de Minas Gerais informa que diligências estão sendo realizadas com objetivo de averiguar e elucidar o fato registrado na quarta-feira (19/7), em Maria da Fé. A apuração está a cargo da Delegacia de Polícia Civil em Cristina”, informou a Civil.

O Conselho Tutelar de Maria da Fé informou que acompanha a família há três anos. Sobre a agressão, o conselho informou que soube no dia seguinte durante a visita de rotina à família e aguarda o encaminhamento que será dado pelo fórum.