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Passageiros reclamam de superlotação e atrasos de circulares da Planalto

Problema é mais frequente em linhas dos bairros Ribeirão e São João, denunciam passageiros. Planalto e prefeitura comentam a situação.

Nayara Andery / 14 julho 2023

Superlotação de circular da Planalto faz passageiros seguirem viagem sobre escada e perto de para-brisa. Foto Lidianalva Martins.

Superlotação e atrasos em linhas de circular da Expresso Planalto. Essas são reclamações de usuários que todos os dias dependem desse transporte público em Pouso Alegre.

Pessoas chegam a ficar sobre a escada e até sentar na região do motor por falta de espaço em alguns horários e linhas, como as que atendem o Ribeirão. Segundo usuários, isso acontece mais em horários de pico como início da manhã, horário de almoço e saída escolar.

“O ônibus lotado esse horário, cheio de gente até na escada. É todo dia esse ônibus vai lotado do Ribeirão”, explica a atendente de caixa Lidianalva Martins. Ela fala que um microônibus atende a linha que sai do Centro às 12h30 e segue via Ibirá, ao invés do ônibus convencional que poderia atender o total de passageiros que usa todos os dias esse serviço.

“Tá uma vergonha. Eu uso a linha São João, mas esses ônibus estão uma vergonha. É superlotação, é atraso, pessoas que vão em pé e não têm lugar para sentar nessa linha do São João, mas eu acho que isso é na maioria das linhas”, conta a do lar Adriana Queiroz.

Ela esperava o circular por volta de 10h desta sexta-feira (14/07) e a linha estava atrasada há 30 minutos, no ponto da Av. Duque de Caxias. “Tem três ônibus parados aqui e o circular que vai para o São João não chega, está muito atrasado. A Expresso Planalto é uma vergonha e está pior que a Princesa do Sul.”

Uma usuária da linha do Ribeirão que preferiu não ser identificada contou que já caiu dentro do circular. Ela trabalha como diarista e usa o circular antes de 7h para ir trabalhar. “Muitas vezes vou em pé na escada, porque não tem lugar. Eu estava na escada, cai e machuquei a perna dentro do circular neste ano. Fica todo mundo apertado na frente do ônibus para o motorista fechar a porta.”

A atendente de Sac, Edilene Guimarães, já viu cenas como essa da superlotação no circular. “Cheguei a ver várias vezes o pessoal ir sentado na escada, qualquer cantinho que achar a pessoa tem que pegar senão não vai embora.”

Ela conta que “os horários que vejo maior pico são de manhã quando as pessoas saem para trabalhar, na saída das escolas lota bastante. As linhas que vejo lotar muito são no Ribeirão, que o pessoal reclama muito disso e as do São Cristóvão e Jatobá que têm muita lotação.”

A Expresso Planalto respondeu em nota que obras em bairros de Pouso Alegre impactam de forma geral no transporte público. “De atrasos de horário não temos problemas estruturais ou significativos, salvo as linhas que passam na Av. Alberto Paciulli, principalmente as linhas 206 – Ribeirão x Centro x Shopping e 221 – Centro x Ribeirão, devido às obras de revitalização (da avenida).”

De acordo com o gestor da empresa, Rafael Carmo, “hoje cerca de  10% das nossas viagens perdem horário, mas para a realidade do transporte é um bom número”.

Usuários podem registrar reclamação quando o circular não cumprir horários, rotas ou eles tiverem problemas em relação à prestação desse serviço. O canal de atendimento é a ouvidoria da Planalto pelo 0800 038 0140.

“A Planalto analisa todas reclamações, dá retorno ao usuário e registra para controle. Semanalmente tem reunião operacional que analisa as maiores oportunidades e sugestões levantadas pela ouvidoria e trabalha junto à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para solucionar os problemas. As soluções podem ser desde gestão de pessoas junto aos motoristas ou alterações de quadro de horário.”

O transporte público é uma concessão feita entre a prefeitura e a empresa. O município é responsável pela fiscalização do serviço, que deve atender com qualidade à população. A prefeitura tem uma ouvidoria para registros de reclamações pelo pousoalegre.mg.gov.br.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura desde que recebeu a primeira denúncia, em 5 de julho, sobre superlotação e descumprimento de horários na linha do Ribeirão. Em nota, a prefeitura informou que imediatamente entrou em contato com a Planalto.

Segundo a prefeitura, a empresa respondeu que “o bairro possui revezamento de veículos, em horários de alta demanda, o ônibus convencional é utilizado e em horários de menor demanda, o micro-ônibus assume os trajetos, ocorre que em dias de atrasos gerados pelo trânsito, esporadicamente o horário da troca é afetado”.

A nota acrescenta que a Planalto realiza avaliação “para aumentar a frota de veículos, para melhorar o atendimento aos usuários. Tendo confirmação de novos 4 ônibus que vão passar a operar na cidade a partir da segunda quinzena de julho”.

Sobre a linha Ribeirão, a viação respondeu ao Terra do Mandu que com o novo aumento de frota ela estuda implantar “nova linha de ônibus nessa região e substituir do micro ônibus por ônibus convencionais em novos horários de alta demanda, ora não contemplado”.


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