Governo cancela programa de escolas cívico-militares; como fica o CIEM?
CIEM do bairro São Geraldo, em Pouso Alegre, estava em processo de instalação do programa, que não chegou a ter efetivação
Iago Almeida / 13 julho 2023CIEM do bairro São Geraldo, em Pouso Alegre, estava em processo de instalação do programa, que não chegou a ter efetivação
Iago Almeida / 13 julho 2023O governo federal decidiu encerrar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim). A decisão foi informada aos secretários de Educação de todo o País por meio de um ofício nesta quarta-feira (12/07).
Em Pouso Alegre, a Escola Municipal Professora Isabel Coutinho Galvão, conhecida como CIEM, no bairro São Geraldo, estava em processo de instalação do programa, que não chegou a ter efetivação. Por isso, segundo a prefeitura, o ensino não será afetado.
“A Prefeitura esclarece que a Escola Municipal Professora Isabel Coutinho Galvão estava em processo para instalação do Programa Cívico-Militar, mas o mesmo não chegou a efetivação na unidade escolar”, explicou a prefeitura, em nota.
Criado em 2019, o projeto permitia a transformação de escolas públicas para o modelo cívico-militar. O formato propunha que educadores civis ficassem responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa era dos militares.
Cerca de 200 escolas aderiram ao formato até 2022, de acordo com os dados divulgado pelo MEC no site do programa. Segundo o Censo Escolar, o Brasil tem 178,3 mil escolas públicas. O total das escolas implantadas no modelo representa aproximadamente 0,1% do total no país.
Em 10 de janeiro de 2022 o MEC comunicou que Pouso Alegre teria uma das 89 vagas nacionais para escolas que desejavam aderir ao Pecim em 2022. Depois, pais e a comunidade haviam votado positivamente para a instalação do projeto.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu