É comum andar por Pouso Alegre e no meio do caminho ter fiação de poste exposta sobre calçadas, vias públicas e em frente à imóveis. O problema denunciado há meses por moradores pode ter uma solução. O prefeito Dimas Fonseca anunciou ao Terra do Mandu que vai acionar a Cemig na justiça, nesta semana.
Fonseca diz que já tentou um acordo com a Cemig e que a concessionária é responsável por esse problema. Os postes são usados para a rede de energia elétrica e por empresas que “alugam os postes da Cemig para passar fios de internet e outros serviços de telecomunicações. Por isso acionamos a Cemig”, ressalta o prefeito.
Segundo ele, a prefeitura já notificou a Cemig para resolver o problema que é frequente. “E como não foi resolvido vamos entrar com um processo na justiça contra a concessionária.”
Em nota enviada ao Terra do Mandu, a Cemig alega que o uso desses postes por empresas de telecomunicações é feito de acordo com resoluções conjuntas das agências reguladoras Aneel e Anatel. “Tais resoluções definem que a responsabilidade pela operação e manutenção da rede de telecomunicações é das respectivas empresas de telecomunicações.”
A nota acrescenta que “quando a Cemig identifica uso irregular dos postes, recebe uma denúncia ou aborda uma empresa de telecomunicações lançando cabos nos postes sem a autorização, interrompe o serviço e penaliza a empresa conforme o contrato”. O contato da Cemig para denúncias e reclamações é o telefone 116.
O prefeito pede que as pessoas que encontrarem fios soltos denunciem pelo pousoalegre.mg.gov.br. No site há um campo para registro de reclamações contra a Cemig e Copasa. “E primeiro, não encostem nesses fios, pois podem estar energizados.”