Nesta terça-feira (27/06), a técnica da Seleção Brasileira, Pia Sundhage, anunciou as 23 convocadas que irão representar o Brasil na Copa do Mundo Feminina FIFA 2023, que será disputada em julho na Austrália e Nova Zelândia.
E entre as jogadoras, a atacante Debinha é a única do Sul de Minas que apareceu na lista; ela nasceu em Brazópolis e vai disputar sua segunda Copa do Mundo, após participar do mundial de 2019, na França.
Debinha tem 31 anos e atua no Kansas City, nos Estados Unidos. Ela também passou pelo norte-americano North Carolina Courage, pelo chinês Dalian Quanjian e pelo Alvdsnes IL da Noruega. No Brasil, atuou por Saad São Caetano, Portuguesa, Centro Olímpico, Foz Cataratas e São José.
Além disso, a atacante já participou, pela seleção, da Copa América (de 2018 e 2022), onde acabou campeã nas duas vezes, marcando 3 e 5 gols, respectivamente. Debinha também esteve em duas olímpiadas (2016 e 2020).
Em números gerais, ela já aparece no quinto lugar das atletas com mais partidas pela Seleção, são 135 jogos e 58 gols. Ela fica somente atrás de Formiga (233 jogos), Marta (182), Cristiane (167) e Rosana (129). Ela é, por sinal, a artilheira brasileira na “Era Sundhage”, de 2019 para cá, com 29 gols.
Não há quase nada de discreto no jogo de Debinha. Sua velocidade para se deslocar pelo campo, com ou sem a bola, é difícil de se ignorar. E ela tem menos de 1,60m de altura. Atualmente ela é a camisa 9 da seleção e foi eleita a 6ª melhor jogadora do mundo.
Grupo e preparação para Copa
A estreia no Mundial será no dia 24 de julho diante do Panamá. Na sequência do Grupo F, o Brasil jogará com a França, no dia 29, em Brisbane (AUS). A equipe fecha a participação na primeira fase, no dia 2 de agosto, contra a Jamaica, em Melbourne (AUS).
Antes da viagem para a Copa do Mundo, a Seleção enfrenta o Chile no domingo (dia 2 de julho), às 10h30, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF).
A programação da Seleção Brasileira foi pensada e programada pela comissão técnica com o objetivo de minimizar o impacto das 24 horas de viagem e o efeito do fuso horário, que são de 13 horas em relação ao Brasil.
A comissão técnica e as 26 convocadas (incluindo as três suplentes) partirão em voo fretado para a Austrália do Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek – rumo a Brisbane, na Austrália. No trajeto, o avião fará uma pausa para abastecimento em Pappete, na Polinésia Francesa.
A chegada em Brisbane está prevista para às 18h35 (horário local) do dia 4 de julho. Em seguida, a delegação viajará de ônibus para Gold Coast, local onde a equipe fará a preparação para o Mundial. O trajeto deve durar em torno de duas horas.
Para iniciar a adaptação ao fuso horário, a comissão técnica da Seleção Feminina optou por fazer a preparação para a Copa do Mundo já na Austrália. Do dia 4 a 18 de julho, a Canarinho ficará concentrada no Hotel Resort Royal Pines, em Gold Coast (AUS). O local também receberá os treinamentos da equipe comandada pela técnica Pia Sundhage.
Pela primeira vez em Copas do Mundo Feminina, as seleções participantes contarão com uma sede fixa na primeira fase da competição. A delegação brasileira ficará concentrada em Brisbane, onde terá um hotel e centro de treinamento exclusivos.
O Brasil ficará hospedado no Best Western North Lakes Hotel e fará os treinamentos no Moreton Bay Central Sports Complex. A delegação deixará o local um dia antes dos jogos da primeira fase e voltará no dia seguinte às partidas.
Estreantes e veteranas
Após um ciclo de quatro anos de trabalho, Pia agradeceu as 92 jogadoras que fizeram parte da caminhada até a Copa do Mundo, e enfatizou a força do elenco que buscará a primeira estrela pela Seleção Feminina.
“Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer todas as atletas que passaram por esse ciclo, foram 92 jogadoras que representaram o Brasil durante esse tempo. Também estou animada, pois quase metade das convocadas nunca participaram de uma Copa do Mundo. Temos jogadoras que sonharam com esse momento e jogadoras experientes que vão auxiliar nesse processo. É um momento muito especial, depois de 4 anos ir para a Copa e realizar os sonhos dessas atletas”, disse.
O elenco conta com atletas que disputarão mais uma vez o Mundial, entre elas, a atacante Marta, eleita seis vezes a Melhor Jogadora do Mundo, e que participará pela sexta vez da Copa do Mundo. Soma-se a esse número, a goleira Bárbara, que estará na sua quinta edição do Mundial, acompanhada de Bia Zaneratto com quatro, e Andressa Alves, Mônica e Tamires, em sua terceira edição.
Entre as convocadas 11 farão a estreia em Copas do Mundo, são elas: a goleira Camila (Santos), as defensoras Antonia (Levante UD-ESP), Bruninha (Gotham-EUA) e Lauren, as meias Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Caroline Courage-EUA), Adriana (Orlando Pride-EUA), Ana Vitória e Ary Borges (Louiseville City-EUA), e as atacantes Nycole (Benfica-POR) e Gabi Nunes.
Lista de convocadas
Goleiras
Bárbara – Flamengo
Camila – Santos
Leticia Izidoro – Corinthians
Defensoras
Antonia – Levante UD (Espanha)
Bruninha – NJ/NY Gotham (Estados Unidos)
Kathellen – Real Madrid (Espanha)
Lauren – Madrid CFF (Espanha)
Mônica – Madrid CFF (Espanha)
Rafaelle
Tamires – Corinthians
Meio-campistas
Adriana – Orlando Pride (Estados Unidos)
Ary – Louisville City (Estados Unidos)
Ana Vitória
Duda Sampaio – Corinthians
Kerolin – North Carolina Courage (Estados Unidos)
Luana – Corinthians
Atacantes
Andressa Alves
Bia Zaneratto – Palmeiras
Debinha – Kansas City (Estados Unidos)
Gabi Nunes
Geyse – Barcelona (Espanha)
Marta – Orlando Pride (Estados Unidos)
Nycole Raysla – Benfica (Portugal)
Suplentes:
Defensora: Tainara (Bayern de Munique-ALE)
Meio-campista: Angelina (OL Reign-EUA)
Atacante: Alines Gomes (Ferroviária)