Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Moradores do Sertãozinho reclamam de problemas frequentes em ônibus da Gardênia

Passageiros descem de ônibus da Gardênia após veículos 'quebrar' no meio do caminho. Foto ManduZap.

“Estamos parados novamente com o ônibus estragado”. Rute Porfírio mora no distrito Sertãozinho, em Borda da Mata, e constantemente tem problemas com o ônibus da Gardênia que é a única linha que transporta a população para Pouso Alegre.

O morador Ademir Lourival reclamam que quase todo dia a população perde horário de trabalho, consultas e compromissos pelos problemas com esse transporte. “Os ônibus têm pane mecânica várias vezes por semana. A viagem que seria de 40 minutos passou a demorar mais de duas horas.” Segundo os usuários um motivo é a pane dos veículos e terem que aguardar a chegada de ônibus reserva.

O segundo problema é que o ônibus que mais cobre a linha tem rodado a 40 km/h por estar com problema de arrefecimento. Os usuários flagraram galões de água que ficam dentro do ônibus para que o motorista possa ‘resfriar’ a parte mecânica.

Moradores relatam na reportagem em vídeo que passam constantemente por esses problemas na linha da Gardênia. Tentamos contato com a empresa, que não atende o telefone do escritório em Pouso Alegre e não mantém canais de contato além da venda de passagens.

De acordo com a prefeitura de Borda da Mata, a concessão da Gardênia é estadual e a administração pública não se responsabiliza pelo serviço prestado. Ainda segundo a prefeitura, quem quiser reclamar da má qualidade da prestação, deve acionar o Ministério Público.

A reportagem acionou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), já que a Gardênia presta serviço intermunicipal e interestadual. Em nota, a agência afirma que regulamenta o transporte interestadual e internacional. Ela acrescenta que a reclamação é referente à linha intermunicipal, na qual a responsabilidade é do governo estadual.

O Governo do Estado de Minas Gerais respondeu à reportagem por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG). O DER-MG informou que vai programar fiscalização para as linhas da região citada, mas não deu um prazo para essa demanda. O Terra do Mandu vai continuar a acompanhar o caso.

A orientação do DER-MG é que os usuários registrem reclamações dos problemas com linhas de transporte façam reclamação. Os contatos são o telefone 162 (opção 9), WhatsApp (31) 3915-2022, aplicativo MG App, der.mg.gov.br e atendimento@der.mg.gov.br.

Resposta do DER-MG ao Terra do Mandu.