“Estamos parados novamente com o ônibus estragado”. Rute Porfírio mora no distrito Sertãozinho, em Borda da Mata, e constantemente tem problemas com o ônibus da Gardênia que é a única linha que transporta a população para Pouso Alegre.
O morador Ademir Lourival reclamam que quase todo dia a população perde horário de trabalho, consultas e compromissos pelos problemas com esse transporte. “Os ônibus têm pane mecânica várias vezes por semana. A viagem que seria de 40 minutos passou a demorar mais de duas horas.” Segundo os usuários um motivo é a pane dos veículos e terem que aguardar a chegada de ônibus reserva.
O segundo problema é que o ônibus que mais cobre a linha tem rodado a 40 km/h por estar com problema de arrefecimento. Os usuários flagraram galões de água que ficam dentro do ônibus para que o motorista possa ‘resfriar’ a parte mecânica.
Moradores relatam na reportagem em vídeo que passam constantemente por esses problemas na linha da Gardênia. Tentamos contato com a empresa, que não atende o telefone do escritório em Pouso Alegre e não mantém canais de contato além da venda de passagens.
De acordo com a prefeitura de Borda da Mata, a concessão da Gardênia é estadual e a administração pública não se responsabiliza pelo serviço prestado. Ainda segundo a prefeitura, quem quiser reclamar da má qualidade da prestação, deve acionar o Ministério Público.
A reportagem acionou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), já que a Gardênia presta serviço intermunicipal e interestadual. Em nota, a agência afirma que regulamenta o transporte interestadual e internacional. Ela acrescenta que a reclamação é referente à linha intermunicipal, na qual a responsabilidade é do governo estadual.
O Governo do Estado de Minas Gerais respondeu à reportagem por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG). O DER-MG informou que vai programar fiscalização para as linhas da região citada, mas não deu um prazo para essa demanda. O Terra do Mandu vai continuar a acompanhar o caso.
A orientação do DER-MG é que os usuários registrem reclamações dos problemas com linhas de transporte façam reclamação. Os contatos são o telefone 162 (opção 9), WhatsApp (31) 3915-2022, aplicativo MG App, der.mg.gov.br e [email protected].
“Estamos parados novamente com o ônibus estragado”. Rute Porfírio mora no distrito Sertãozinho, em Borda da Mata, e constantemente tem problemas com o ônibus da Gardênia que é a única linha que transporta a população para Pouso Alegre.
O morador Ademir Lourival reclamam que quase todo dia a população perde horário de trabalho, consultas e compromissos pelos problemas com esse transporte. “Os ônibus têm pane mecânica várias vezes por semana. A viagem que seria de 40 minutos passou a demorar mais de duas horas.” Segundo os usuários um motivo é a pane dos veículos e terem que aguardar a chegada de ônibus reserva.
O segundo problema é que o ônibus que mais cobre a linha tem rodado a 40 km/h por estar com problema de arrefecimento. Os usuários flagraram galões de água que ficam dentro do ônibus para que o motorista possa ‘resfriar’ a parte mecânica.
Moradores relatam na reportagem em vídeo que passam constantemente por esses problemas na linha da Gardênia. Tentamos contato com a empresa, que não atende o telefone do escritório em Pouso Alegre e não mantém canais de contato além da venda de passagens.
De acordo com a prefeitura de Borda da Mata, a concessão da Gardênia é estadual e a administração pública não se responsabiliza pelo serviço prestado. Ainda segundo a prefeitura, quem quiser reclamar da má qualidade da prestação, deve acionar o Ministério Público.
A reportagem acionou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), já que a Gardênia presta serviço intermunicipal e interestadual. Em nota, a agência afirma que regulamenta o transporte interestadual e internacional. Ela acrescenta que a reclamação é referente à linha intermunicipal, na qual a responsabilidade é do governo estadual.
O Governo do Estado de Minas Gerais respondeu à reportagem por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG). O DER-MG informou que vai programar fiscalização para as linhas da região citada, mas não deu um prazo para essa demanda. O Terra do Mandu vai continuar a acompanhar o caso.
A orientação do DER-MG é que os usuários registrem reclamações dos problemas com linhas de transporte façam reclamação. Os contatos são o telefone 162 (opção 9), WhatsApp (31) 3915-2022, aplicativo MG App, der.mg.gov.br e [email protected].
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