DESTAQUE

Festa do Peão de Pouso Alegre terá show gratuito com Israel e Rodolfo

O show será no dia 15 de novembro, primeiro dia da festa. As demais atrações ainda serão confirmadas.

Iago Almeida / 21 junho 2023

Como adiantado pelo Terra do Mandu no dia 2 de junho, a prefeitura confirmou nesta terça-feira (20/06) que Pouso Alegre terá rodeio em 2023. O evento acontecerá entre os dias 15 e 18 de novembro.

O evento será privado e terá organização da ARPA – Associação Rural de Pouso Alegre. Mas, em uma parceria com a prefeitura, o primeiro dia do evento, denominado “Festa do Peão”, terá entrada gratuita e show com a dupla sertaneja Israel & Rodolffo,

“O evento é privado, mas para garantir que grande parte da população participe desta festa, o município realizou uma parceria e o dia 15 a entrada será gratuita”, informou a administração.

A promessa é que o evento tenha grandes atrações musicais; entretanto, os nomes que vão se apresentar ainda não foram divulgados pela organização, o que deve acontecer no próximo mês, em julho.

“Eventos como este são fortes em toda região. Após muita avaliação, teremos um dia de realização da Prefeitura para garantir que todos possam ter acesso a Festa do Peão. Nós sabemos que parte da população não tem condições de arcar com investimento em lazer e através desta ação da Prefeitura, poderão se divertir”, disse o prefeito Coronel Dimas Fonseca.

Além disso, a prefeitura ainda confirmou que a 1ª Festa do Peão terá uma grande estrutura, que será montada em um terreno de 30 mil m², ao lado do Estádio do Manduzão, no Jardim Olímpico.

Moradores divididos

Pelas redes sociais, usuários se mostraram divididos quanto a realização do rodeio, desde que o assunto foi divulgado. Inclusive, ONGs e protetores de animais, que são contra a realização, se movimentam para tentar fazer com que a festa não aconteça.

Na publicação oficial da prefeitura, no Facebook, é possível ver a diferença de opiniões de algumas pessoas da cidade; veja:

Em nota, a Câmara Municipal informou que apoia a realização do evento. “A Câmara apoia a realização do rodeio enquanto fomento do desenvolvimento rural e do turismo, com responsabilidade social”, citou a nota enviada ao Terra do Mandu.

Rodeio é permitido ou não?

Lembrando que no dia 25 agosto de 2022, a Justiça havia determinado a proibição de rodeios em Minas Gerais, atendendo a um pedido de uma organização não governamental Instituto Protecionista – SOS Animais & Plantas.

Na primeira decisão, o magistrado considerou que há “acentuada probabilidade” de os animais serem usados como “meras coisas” e de serem “submetidos a sofrimentos até a morte”. A sentença impedia apenas o rodeio. As atrações musicais poderiam ocorrer normalmente.

Entretanto, no dia 31 do mesmo mês, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais derrubou a liminar que tinha proibido os eventos no estado. “O rodeio promove o desenvolvimento econômico, social e cultural, notadamente se se considerar que a principal atividade da maioria dos municípios mineiros é o agronegócio”, destacou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

Em Pouso Alegre, segundo o Código de Posturas, não há nenhuma proibição; mas é preciso seguir algumas normas citadas no documento para realização de eventos no município:

Em 2015, um projeto de lei foi apreciado pelo plenário da Câmara dos Vereadores em Pouso Alegre, mas acabou recusado. No site do Legislativo é possível ver que a situação do projeto aparece como arquivada:

Mais Lidas