Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Monte Verde tem temperatura abaixo de zero e imagens mostram geada na região

Geada cobre vegetação em Monte Verde, no amanhecer desta segunda-feira (19). Foto Nelson Pacheco.

Monte Verde ocupa há dois dias os primeiros lugares das temperaturas mais baixas do país, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia. Nesta segunda-feira (19) o distrito de Camanducaia atingiu 0,3ºC e no domingo (18) -0,4ºC.

Na região as temperaturas ficaram próximas de zero e a geada predominou. O frio se intensificou desde o final de semana que antecede a chegada do inverno. Geadas foram registradas em várias cidades. Em Maria da Fé, esta segunda-feira teve temperatura negativa na zona rural.

Segundo o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo, uma massa de ar frio chegou a Minas Gerais no final de semana, com retaguarda de uma frente fria. Isso trouxe frio intenso ao Sul de Minas, principalmente na Serra da Mantiqueira.

Em Caldas e Maria da Fé, o Inmet registrou 1,5ºC nesta segunda-feira. No domingo esses municípios chegaram a 1ºC e ficaram entre as dez cidades mais frias do país.

Monte Verde

Paisagens ficaram cobertas pela geada, que chegou a formar cristais de gelo em frutos e congelar a vegetação. Monte Verde fica na Serra da Mantiqueira e está entre os locais com as mais baixas temperaturas do Sul de Minas e no período do outono e inverno, até mesmo do país.

Fruta congelou na árvore com geada em Monte Verde. Foto Nelson Pacheco.

Nelson Pacheco, conhecido como o Senhor do Tempo, registrou -0,4ºC na Estação Roda D’água, às 4h48 desta segunda-feira. Segundo ele, “foi o horário mais frio. Toda nossa vila amanheceu coberta de gelo”.

Maria da Fé

A cidade que também fica na Serra da Mantiqueira voltou a registrar geada. Segundo a prefeitura, as temperaturas desta segunda-feira estão entre as mais baixas do ano. A estação meteorológica particular da Fazenda Retiro marcou -2,5ºC e a da Reserva, -2ºC.

Geada em Maria da Fé. Foto William Siqueira.

O frio cobriu toda a vegetação baixa. A paisagem contrastou ao amanhecer, quando raios solares coloriram o céu de azul e revelaram tons de verde nas árvores mais altas enquanto o branco da geada predominava na vegetação.

Delfim Moreira

A temperatura no bairro rural Charco, em Delfim Moreira chegou a -5ºC, nesta segunda-feira. O local tem uma estação meteorológica particular utilizada pelo município.

Imagens feitas por Nair Cristina mostram que a geada congelou folhas, plantas e a vegetação nesta manhã no município. Um casebre de madeira foi coberto pela geada e se confunde ao cenário esbranquiçado da vegetação.

Geada em Delfim Moreira. Foto Nair Cristina.

Cristais de gelo após geada em vegetação de Delfim Moreira. Foto Nair Cristina.

Estiva e Bom Repouso

A geada também foi registrada em Estiva e Bom Repouso. Espectadores do Terra do Mandu enviaram imagens que mostram o cenário modificado pelo frio.

Morador de Bom Repouso fotografa geada no bairro Zimport. Foto Thiago Barbosa.

O morador do bairro Zimport, em Bom Repouso registrou a geada. Foto Thiago Barbosa.

No bairro Fazenda Velha (Estiva), Thiago Henrique se assustou ao ver que a geada cobriu seu veículo. Ele filmou o momento em que retirou parte da camada de gelo do carro com as mãos.