Fiéis do Sul de Minas vão celebrar o dia de Nhá Chica nesta quarta-feira (14/06), dia instituído pela Igreja Católica para a comemoração da Beata, que está em processo de canonização.
Em Inconfidentes, as celebrações estão acontecendo na capela que fica na zona rural, dedicada à primeira beata mineira, no Bairro Romas. No último domingo aconteceu uma caminhada de 5km, saindo da Igreja Matriz São Geraldo Majela, até a capela onde houve um grupo de oração.
Nesta terça-feira (13/06), véspera da festa, acontece uma procissão com a imagem da Beata, saindo da Capela Sagrado Coração de Jesus e logo em seguida Terço das Mulheres.
Já nesta quarta-feira, dia da padroeira, 14 de junho, haverá celebração de uma missa às 19h, presidida pelo pároco de Inconfidentes, padre Fábio de Souza Leão.
Lembrando que a Capela da Beata Nhá Chica fica aberta todos os dias em Inconfidentes, o dia todo, para visita dos fiéis. A capela é ponto de apoio para os peregrinos de diversos caminhos de peregrinação.
Além disso, a capela é o marco inicial do Caminho de Nhá Chica que liga Inconfidentes ao Santuário da Imaculada Conceição, na cidade de Baependi, onde a Beata viveu por mais de 80 anos.
Missas e festividades em Baependi
Já em Baependi, cidade onde Nhá Chica viveu e construiu a primeira capelinha em honra a Nossa Senhora da Conceição, as celebrações acontecerão durante todo o dia desta quarta-feira. O Santuário fica na Rua da Conceição, 165, no Centro.
O dia começa com a Alvorada Festiva às 6h. Em seguida, às 9h será celebrada a primeira missa, presidida pelo bispo diocesano de São João del Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, com a presença do clero da diocese.
Às 12h acontecerá a segunda missa, celebrada pelo Bispo da Diocese da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz. Confira o restante da programação:
- 14h30 – Santo Terço cantado no Santuário
- 15h30 – Santa Missa
- 18h – Procissão com a imagem da Beata Nhá Chica
- 19h – Santa Missa Solene
Qualquer informação pode ser solicitada pelo telefone (35) 3343-1537, whatsapp (35) 99134-1584 ou e-mail:santuarionhachica@yahoo.com. Confira abaixo a programação da festa que vai até o dia 18 de junho:
Processo de canonização
A beatificação de Nhá Chica completou 10 anos em 2023. No dia 4 de maio de 2013, a cidade de Baependi recebeu devotos de todo o mundo para ver a primeira negra e filha de escrava a se tornar beata no país.
O processo durou 20 anos. Em 1989, uma comissão foi montada em prol da beatificação de Nhá Chica. Em 1991, o Vaticano concedeu a religiosa o título de “Serva de Deus”. E só em 2013 ela foi beatificada.
Ela está agora em processo de Canonização. Falta um milagre reconhecido para que o processo seja consumado. A condução da Causa de Canonização da Beata Nhá Chica está sob a responsabilidade da Diocese da Campanha.
Canonização é o termo usado pela Igreja católica para o processo em que se proclama um beato como santo. Trata-se de um processo que inclui diversas fases, que vão desde a investigação da vida do candidato a santo até a constatação de milagres realizados por sua intercessão.
Basicamente, é preciso solicitar a abertura da causa, nomear um responsável para acompanhar o processo, investigar a fama de santidade do candidato, comprovar um milagre realizado após a morte do candidato a santo, beatificar o candidato, comprovar um segundo milagre, desta vez realizado após a beatificação, para enfim proclamar o candidato santo, que é a canonização propriamente dita.
O atual Bispo da Diocese é Dom Pedro Cunha Cruz. O atual Reitor da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Beata Nhá Chica é o Padre Edson Pereira de Oliveira.