Notícia

Liberado trecho da BR-459, na serra de Senador José Bento

Local ficou interditado por cinco meses. Durante o período, motoristas tiveram que usar desvios por estradas de terra. A liberação foi motivo de comemoração.

Magson Gomes / 10 junho 2023

Foi liberado para a passagem de veículos leves e pesados, no início da noite deste sábado (1006), o trecho no km 68 da BR-459. O local estava interditado desde 20 de janeiro, quando as primeiras fissuras surgiram no local. Logo, uma cratera gigantesca se formou.

As obras de recuperação do local só tiveram início em 10 de abril. O serviço foi realizado pela concessionária EPR, que assumiu a rodovia em março, após privatização do Governo de Minas.

Ao assumir a concessão, a EPR Sul de Minas elaborou projeto de estabilização para solucionar o problema de afundamento ocorrido no trecho, que foi executado com um cronograma de trabalho desafiador, em apenas 60 dias.

O local passou por diversas melhorias, recebeu um novo sistema de drenagem e um novo traçado, retirando a pista da área afetada e posicionando-a mais à direita no sentido Poços de Caldas. Todo o projeto de engenharia foi executado com tecnologia de ponta para permitir a entrega no prazo anunciado.

Desvios por estrada de terra

Durante o período de cinco meses os motoristas utilizaram desvios por estrada de terra, no município de Senador José Bento. Houve muita reclamação por parte dos motoristas pelo estado de conservação das estradas.

O prefeito Fernando Fernandes chegou a dizer que não daria mais manutenção nas estradas porque não estava recebendo ajuda de outros prefeitos, que passaram a usar os desvios de seu município.

Cratera da BR-459 em Senador José Bento. Foto Terra do Mandu.


Mais Lidas