Notícia

Hospital Oncológico de Pouso Alegre deve começar a funcionar em 2024

Anúncio foi feito durante visita do vice-governador, Mateus Simões, a obras no Hospital Oncológico de Pouso Alegre

Nayara Andery / 05 junho 2023

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) e o Hospital Oncológico (HOSL) de Pouso Alegre receberam a visita do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, nesta segunda-feira (5). Durante a visita, o deputado federal Rafael Simões destacou que o HOSL deve começar a funcionar a partir de fevereiro de 2024.

Segundo ele, será quando o primeiro andar do Hospital Oncológico será entregue em funcionamento. “O cronograma é de depois disso entregar um andar por ano.”

A construção de cerca de 11 mil metros quadrados foi iniciada em 2022. São cinco andares e a cobertura com heliponto. O HOSL terá atendimentos, exames e cirurgias para a região de Pouso Alegre.

O diretor técnico do HCSL, Alexandre Hueb, detalha que o HCSL “em atendimentos o HCSL é o oitavo maior do estado. E este novo passo de acolher melhor a população criando do zero o Hospital Oncológico é um privilégio.”

Para o vice-governador, o novo hospital vai encurtar a distância entre pacientes oncológicos e o tratamento na região. “Pouso Alegre como sede de macro é sempre um esteio no atendimento à saúde. A questão oncológica é a que mais nos aflige pois temos muito deslocamento de longas distância para tratamentos oncológicos.”

Hueb explica que o vice-governador pode ver de perto o atendimento do HCSL para a região e a necessidade de auxílio para concluir o Hospital Oncológico. “Precisamos da verba necessária para que este sonho se realize.”

A obra desse hospital é orçada em R$ 30 milhões. Depois dessa etapa será preciso equipar a instituição. A conclusão do projeto depende de aporte financeiro, seja de origem pública ou privada.

Rafael Simões disse que ele e o deputado estadual têm destinado emendas parlamentares para o novo hospital e buscado apoio. “Estamos conversando com o governo estadual e a Câmara dos Deputados, para trazermos recursos para o Sul de Minas.”

“Nós deputados do Sul de Minas temos feito uma força tarefa para destinar emendas parlamentares de grande importância para ajuda na construção e principalmente nos equipamentos desse hospital”, diz o deputado estadual Paulo Valdir.

Ele ressalta que o depois da inauguração do HCSL há 100 anos, o Hospital Oncológico “é a obra mais importante de Pouso Alegre na nossa região.”

A intenção dos dois deputados é que o governo estadual incorpore a região de Itajubá ao atendimento oncológico em Pouso Alegre. Os pacientes do local têm “que se deslocar até Poços de Caldas para ser atendido no oncológico.”

Visitas do governo estadual na região

A agenda do Governo de Minas Gerais vai contemplar nove municípios do Sul de Sudoeste de Minas. Pouso Alegre abriu a agenda, quando o vice-governador inaugurou um Centro de Imagens no HCSL.

O ambiente recebeu há dois meses um tomógrafo computadorizado que custa aproximadamente R$ 1,4 milhão. De acordo com o governo, o equipamento foi adquirido em parceria com o estado e já realiza cerca de 150 exames por dia em Pouso Alegre.

O vice-governador informou durante a visita que vai “fiscalizar a obra da BR-459, que deve ser entregue na semana que vem. Temos entregas em escolas, entregas de viaturas”.

Mais Lidas