Hospital Oncológico de Pouso Alegre deve começar a funcionar em 2024
Anúncio foi feito durante visita do vice-governador, Mateus Simões, a obras no Hospital Oncológico de Pouso Alegre
Nayara Andery / 05 junho 2023Anúncio foi feito durante visita do vice-governador, Mateus Simões, a obras no Hospital Oncológico de Pouso Alegre
Nayara Andery / 05 junho 2023O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) e o Hospital Oncológico (HOSL) de Pouso Alegre receberam a visita do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, nesta segunda-feira (5). Durante a visita, o deputado federal Rafael Simões destacou que o HOSL deve começar a funcionar a partir de fevereiro de 2024.
Segundo ele, será quando o primeiro andar do Hospital Oncológico será entregue em funcionamento. “O cronograma é de depois disso entregar um andar por ano.”
A construção de cerca de 11 mil metros quadrados foi iniciada em 2022. São cinco andares e a cobertura com heliponto. O HOSL terá atendimentos, exames e cirurgias para a região de Pouso Alegre.
O diretor técnico do HCSL, Alexandre Hueb, detalha que o HCSL “em atendimentos o HCSL é o oitavo maior do estado. E este novo passo de acolher melhor a população criando do zero o Hospital Oncológico é um privilégio.”
Para o vice-governador, o novo hospital vai encurtar a distância entre pacientes oncológicos e o tratamento na região. “Pouso Alegre como sede de macro é sempre um esteio no atendimento à saúde. A questão oncológica é a que mais nos aflige pois temos muito deslocamento de longas distância para tratamentos oncológicos.”
Hueb explica que o vice-governador pode ver de perto o atendimento do HCSL para a região e a necessidade de auxílio para concluir o Hospital Oncológico. “Precisamos da verba necessária para que este sonho se realize.”
A obra desse hospital é orçada em R$ 30 milhões. Depois dessa etapa será preciso equipar a instituição. A conclusão do projeto depende de aporte financeiro, seja de origem pública ou privada.
Rafael Simões disse que ele e o deputado estadual têm destinado emendas parlamentares para o novo hospital e buscado apoio. “Estamos conversando com o governo estadual e a Câmara dos Deputados, para trazermos recursos para o Sul de Minas.”
“Nós deputados do Sul de Minas temos feito uma força tarefa para destinar emendas parlamentares de grande importância para ajuda na construção e principalmente nos equipamentos desse hospital”, diz o deputado estadual Paulo Valdir.
Ele ressalta que o depois da inauguração do HCSL há 100 anos, o Hospital Oncológico “é a obra mais importante de Pouso Alegre na nossa região.”
A intenção dos dois deputados é que o governo estadual incorpore a região de Itajubá ao atendimento oncológico em Pouso Alegre. Os pacientes do local têm “que se deslocar até Poços de Caldas para ser atendido no oncológico.”
A agenda do Governo de Minas Gerais vai contemplar nove municípios do Sul de Sudoeste de Minas. Pouso Alegre abriu a agenda, quando o vice-governador inaugurou um Centro de Imagens no HCSL.
O ambiente recebeu há dois meses um tomógrafo computadorizado que custa aproximadamente R$ 1,4 milhão. De acordo com o governo, o equipamento foi adquirido em parceria com o estado e já realiza cerca de 150 exames por dia em Pouso Alegre.
O vice-governador informou durante a visita que vai “fiscalizar a obra da BR-459, que deve ser entregue na semana que vem. Temos entregas em escolas, entregas de viaturas”.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu