Notícia

Prefeito de Pouso Alegre segue na UTI e médico explica quadro clínico

Coronel Dimas Fonseca foi internado na quarta-feira (31) e segue sem previsão de alta

Nayara Andery / 02 junho 2023

O prefeito de Pouso Alegre, Cel. Dimas Fonseca, segue em quadro estável e internado na UTI do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Uma coletiva de imprensa foi convocada pela prefeitura, na manhã desta sexta-feira (2).

Quem conduziu a coletiva foi o diretor técnico do HCSL e médico que acompanha o prefeito, Alexandre Hueb. Ele disse que Dimas chegou ao pronto atendimento na quarta-feira (31) e foi internado com febre e indisposição.

Segundo o médico, o prefeito tem um quadro infeccioso, conhecido como sepse. Isso pode ser decorrente de um exame que Dimas fez na segunda-feira (29), aponta Hueb. Os detalhes não foram informados devido ao sigilo médico.

A internação na UTI é para monitorar com frequência o quadro de saúde do prefeito. “Ele está numa condição de estabilidade clínica. Os sinais vitais estão preservados, ele se alimenta normalmente, não há necessidade de oxigenoterapia e ele continua com a hidratação e associação de antibióticos por via endovenosa”, garante o médico.

Assim que o quadro clínico do prefeito melhorar, ele será transferido para um quarto hospitalar. “Ele tem tido boa evolução e a nossa expectativa é de breve recuperação.” Hueb explicou que não há previsão da transferência para o quarto e de alta do paciente.

O que é sepse

A sepse é conhecida como infecção generalizada que pode ser causada por vírus, bactérias ou agentes infecciosos. De acordo com o Ministério da Saúde, ela surge quando o corpo reage a uma infecção de uma forma que traga danos a tecidos e órgãos.

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) publicado em 2022 cita que de 2010 a 2019 o Brasil teve mais de 1.044.227 casos de sepse. A sepse pode ser fatal se o paciente não for diagnosticado logo.

O diretor do hospital explica que o prefeito buscou atendimento médico rapidamente o que permitiu diagnóstico ágil e tratamento para evitar que a infecção se espalhasse.


Mais Lidas