Notícia

Prefeito de Senador J. Bento suspende manutenção em desvios da BR-459

Fernando Fernandes afirmou que não vai mais investir na estrada e criticou prefeituras da região por falta de ajuda

Iago Almeida / 01 junho 2023

Carros atolam nas estradas rurais dos Florianos e Boca da Onça, em Senador José Bento, que são desvios da BR-459 que está interditada no local. O prefeito Fernando César Fernandes diz que a partir desta sexta-feira (02) vai suspender as manutenções nessas duas estradas vicinais.

O motivo apontado por ele é a falta de apoio de cidades vizinhas e da concessionária EPR Sul de Minas, responsável pela obra na BR-459. A concessionária se comprometeu em maio a ajudar com a manutenção das estradas rurais enquanto a rodovia federal continuava interditada.

“Todas as prefeituras da região usam nossas estradas seja para transporte de pacientes, ambulâncias, educação e o trânsito de pessoas, mas ninguém ajuda. Já gastei quase R$ 500 mil com manutenções lá, mas temos outras estradas rurais. Apenas o prefeito de Ipuiuna nos ajudou.”

Situação em Senador José Bento

Motoristas registram e publicam vídeos que mostram carros atolados e o trânsito parado. Um deles mostrou que por volta da 0h passava pela Boca da Onça, quando o veículo com tração encontrou dificuldade no trecho.

Fotos mostram lama e um utilitário atolado, quando um trator aparece para ajudar. Segundo o prefeito, funcionários têm trabalhado até tarde da noite, fazendo horas extras, para ajudar motoristas que têm ficado presos na estrada, atolados. Uma chuva forte nesta semana piorou a situação da estrada, deixando ela novamente intransitável.

Nesta quinta-feira, as aulas foram canceladas na zona rural pois os ônibus não conseguiram transitar na estrada. Um ônibus escolar atolou durante a noite.

“A gente não tem condição de manter a estrada sozinhos. A arrecadação é baixa, por ser um município pequeno, então não vamos dar nenhuma manutenção até que o problema da interdição da BR-459 seja resolvido e ela esteja liberada”, afirmou o prefeito.

Resposta da concessionária

A reportagem questionou a concessionária a respeito da situação no trecho. Em nota a empresa respondeu que “concentra seus esforços na obra de recuperação do km 68, para liberação do tráfego na BR-459, em segurança, previsto para junho”.

A nota acrescenta que “a Concessionária realizou reparos pontuais nas estradas Boca da Onça e Florianos. Cabe ressaltar que os desvios não são compatíveis com o tráfego de veículos pesados. As regras de trânsito do município proíbem a passagem de veículos com peso acima de 6 toneladas, que devem optar pelas rotas na MG-179 e BR-267.”

O prefeito de Senador José Bento contesta. Ele diz que a concessionária fez apenas uma manutenção na Boca da Onça e somente reparos em uma data, na via dos Florianos.


Mais Lidas