Profissionais da zona rural contam com ajuda para se qualificar para o mercado de trabalho ou empreender. É o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural que está presente na região de Pouso Alegre há 30 anos. O projeto anunciou dois eventos de valorização regional, a feira de artesanato Progearte e o Festival do Morango.
O Senar leva atendimento gratuito com capacitação e ações sociais para a população ligada ao campo, explica o gerente da regional de Varginha, Caio Oliveira. Ele fala que atividades rurais que mais se destacam na economia do Sul de Minas são cafeicultura, fruticultura, pecuária e principalmente o morango.
Qualificação gratuita
Cursos oferecidos pelo Senar ajudam desde produtores a artesãos. Os cursos são ministrados em parceria com sindicatos dos produtores rurais. Para participar é só ir até um dos sindicatos ou procurar um agente do Senar em um dos 113 municípios da regional de Varginha.
Os cursos são variados. Incluem oficinas de doces, de drones, cafeicultura, artesanato, pintura com terra, normas de segurança e maquinário agrícola. O Senar atende em média 400 pessoas por ano em Pouso Alegre. No Sul de Minas são mais de 1 mil pessoas que fazem os cursos ou recebem o Programa de Assistência Técnica e Gerencial.
Feira de artesanato
E um dos focos do Senar é capacitar artesãos e incentivar o empreendedorismo e gestão. Trabalhos manuais serão destaque na feira regional do Programa de Gestão do Artesanato, a Feira do Progearte, em Pouso Alegre.
O evento será de 9 a 14 de junho, no Casa da Cultura, conhecida como antiga estação ferroviária. A entrada é gratuita. Os artesãos mostram e vendem objetos feitos em todo tipo de material encontrado na região.
Festival do Morango
Um dos setores atendidos pelo Senar é o da cultura de morango. O fruto que tem no Sul de Minas a maior produção do país ganha o festival de valorização da produção.
O Senar se reuniu com a Acipa e definiu que o evento será de 6 a 8 de julho. A programação inclui atrações culturais, venda de morango e derivados, além de capacitação.
Confira reportagem em vídeo: